Notícias

Voltar

ProEndividados orienta servidores da Prefeitura do Recife sobre finanças

Público assiste à palestra do ProEndividados

 
Servidores da PCR conheceram o programa e receberam orientação financeira

O Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados (ProEndividados) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), pela segunda vez, participa do Programa de Preparação para a Aposentadoria da Prefeitura do Recife, voltado a servidores da instituição. O projeto do Judiciário estadual integra o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
 
Através de palestra realizada na quarta-feira (10/5), os 53 participantes do curso puderam conhecer como o ProEndividados do TJPE funciona e como pode ser acionado. Eles também receberam orientação de planejamento econômico. O primeiro tópico foi abordado pela chefe do Núcleo de Proendividados, Vivian Tavares; e o segundo, pelo economista Eduardo Ribeiro, que atua como gestor financeiro, voluntariamente, no Programa do TJPE. O evento aconteceu no Auditório Capiba da sede da Prefeitura do Recife.
 
Curso – De acordo com a coordenadora do Programa de Preparação à Aposentadoria, existente desde 2015, e promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Pessoas, Luciana Nery, o Proendividados do TJPE atua no módulo Voluntariado e Gestão Financeira do curso.  Além desse, as aulas, que duram cerca de três meses, também incluem os módulos Desmistificando a Aposentadoria, Qualidade de Vida, Legislação Previdenciária, Empreendedorismo e Projeto de Vida.

Evento Nacional – Também nesta semana, o coordenador do Nupemec TJPE, desembargador Erik Simões, participou do V Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), no último dia 11 de maio, no Rio de Janeiro (RJ). O magistrado compôs a mesa da palestra do professor argentino Alberto Elisavetsky que abordou o tema “Resolução de conflitos on line no presente e futuro”. O fórum, realizado pelo Conselho Nacional da Justiça desde 2014, promove exposições, seguidas de debates entre os mais reconhecidos profissionais do país e do exterior. O encontro teve como tema "Mediação Digital: uma Justiça para século XXI".

Atuação recente – Durante a Semana do Consumidor, realizada de 13 a 17 de março, as unidades do Recife e de Caruaru do ProEndividados TJPE homologaram aproximadamente 355,5 mil reais em acordos durante audiências de conciliação. Foram 44 resoluções de conflitos firmadas entre consumidores em situação de superendividamento e empresas credoras. No total, houve 426 atendimentos e 123 audiências realizadas.

.......................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Equipe ProEndividados