Notícia Destaque

Voltar

Programa Acolher é apresentando em Fórum de Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres da Região Canavieira

O Programa Acolher, desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e Juventude de Pernambuco (CIJ/PE), foi apresentado no XII Fórum de Gestoras de Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres da Região Canavieira, na quarta-feira (8/6), no Hotel Jangadeiro, em Recife. O evento, organizado pela Secretaria da Mulher do Estado, teve o objetivo de debater políticas sociais e públicas desenvolvidas para a mulher em Pernambuco. Participaram do encontro 25 gestoras dos municípios do interior do Estado. O projeto Acolher foi apresentado pela pedagoga e analista judiciária do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Cynthia Nery.  
 
O Acolher consiste na implantação e uniformização da execução de serviços jurisdicionais no sentido do atendimento e da assistência a gestantes e mães que expressem o desejo de entregar o filho à adoção. As ações do projeto buscam a garantia da convivência familiar das crianças, evitando que mulheres e famílias incorram nas práticas de abandono, infanticídio, entrega e adoção ilegal de suas crianças.
 
A pedagoga ressaltou no fórum a relevância do programa no combate a prática do abandono e a adoção ilegal. ?As mulheres precisam ser informadas sobre as vias legais do processo de adoção, quais os caminhos que podem seguir, e a que tipo de assistência tem direito em caso de expressar o desejo de entregar o filho à adoção para não correr o risco de incorrer na prática da criminalidade, que é o abandono do filho ou a adoção ilegal?, observou. Segundo a pedagoga, é importante que os gestores municipais tenham cada vez mais conhecimento desta iniciativa para que possam beneficiar as mulheres que necessitam de apoio.
 
 
...................................................................................
Texto: Ivone Veloso |  Ascom TJPE