Últimas Notícias em destaque

Voltar

Projeto TJPE de Portas Abertas recebe alunos da Escola Emídio Cavalcanti

A iniciativa prevê visitas guiadas ao Palácio da Justiça e palestras
A iniciativa prevê visitas guiadas ao Palácio da Justiça e palestras

Aproximar o Judiciário da sociedade. Esse é o objetivo do Projeto TJPE de Portas Abertas, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), lançado nesta sexta-feira (21), no Palácio da Justiça, pelo presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo. Na primeira edição, foram convidados 40 alunos do 3º ano do segundo grau da Escola de Ensino Médio Emídio Cavalcanti de Albuquerque, de Ponte dos Carvalhos.
 
O projeto, iniciativa do Cerimonial do TJPE,  prevê uma visita guiada ao Palácio da Justiça, onde os alunos podem não só conhecer detalhes da arquitetura, movelaria, obras de arte e seus salões, como também a história do Poder Judiciário. Em cada edição, há ainda uma breve palestra sobre cidadania e outra ação, denominada "Fale com o Presidente", onde os alunos conhecem o gabinete do presidente do TJPE.
 
No salão do Pleno, o desembargador Leopoldo Raposo proferiu a palestra "O Papel do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco para a sociedade" e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desembargador Antônio Carlos Alves, falou sobre a importância do voto.
 
"É a Constituição Federal que proclama que todos são iguais perante a lei.  O Poder Judiciário tem a função de garantir o cumprimento dos direitos fundamentais, dos direitos sociais, entre outros. No entanto, para que o Judiciário traga efetividade e concretude desses direitos, tem que haver a participação da sociedade. Vocês têm direito à educação, à saúde, e é importante que vocês sejam esclarecidos destes direitos", explicou o desembargador Leopoldo Raposo.
 
O desembargador Antônio Carlos Alves falou do voto como exercício da cidadania e explicou o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral. "Nós temos no TRE a Escola Judiciária, que promove a campanha do eleitor do futuro. A iniciativa mostra a importância do voto consciente. Em 2018, vocês vão decidir quem irá comandar o país. É importante escolher bem o candidato".
 
Para o professor de Línguas, Clério Silva, o projeto foi uma oportunidade importante na formação dos estudantes. "Além da visita, da palestra com o presidente, eles produzirão fotos do TJPE e de outras instituições para uma exposição", informou. Na opinião da estudante Vitória Maria Paulino, de 17 anos, o projeto foi uma oportunidade única de conhecer o TJPE. "Eu gostei muito, especialmente porque quero fazer o curso de Direito".
 
Serviço: A escola que quiser participar do projeto pode solicitar agendamento através do e-mail cerimonial@tjpe.jus.br  (grupos de, no máximo, 40 alunos).
 
...................................................................................................
Texto: Andréa Pessoa | Ascom - TJPE 
Foto: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira