Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Projeto TJPE de Portas Abertas recebe estudantes do bairro do Ipsep

Presidente do TJPE e estudantes conversam na Presidência do Tribunal

Presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, conversa com estudantes da Rede Pública no Gabinete da Presidência

Alunos da escola Eleanor Roosevelt, localizada no bairro do Ipsep, no Recife, estiveram no Palácio da Justiça, em 16 de dezembro, através do TJPE de Portas Abertas. O projeto consiste em uma visita guiada por todo o prédio e tem o objetivo de aproximar a sociedade do Tribunal de Justiça de Pernambuco, para que os estudantes conheçam a arquitetura, a história e o funcionamento do Palácio, como também o que faz o Judiciário e quais as finalidades das ações e das atividades desenvolvidas por esse poder. Confira mais fotos no álbum do TJPE no Flickr.

A visita dos estudantes do Ipsep representou a terceira edição do projeto, que foi lançado em outubro deste ano e recebe alunos de escolas públicas. Os visitantes conheceram a biblioteca, a capela do Palácio, o Salão do Pleno, a Sala dos Desembargadores e o Salão Nobre. Eles ainda visitaram o Gabinete do presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo.

O presidente conversou com os estudantes no Salão do Pleno e afirmou que o Poder Judiciário tem a finalidade de promover a justiça, no sentido de fazer com que todos sejam iguais. “Promover a justiça significa dar a mesma oportunidade a todos em termos de educação, saúde, habitação e previdência. Buscamos conscientizar os jovens para que eles tomem conhecimento de seus direitos de cidadania e a partir daí possam lutar e obter esses direitos.”

Estudantes e magistrados reunidos no Pleno do TJPE

A convite do presidente, desembargador Eurico de Barros e juiz Ailton Alfredo também acompanharam visita ao Pleno

Organizado pela Assessoria de Cerimonial, o Portas Abertas também possui um caráter simbólico. “O projeto visa mostrar que a justiça está de portas abertas para trazer a paz social, esse é o trabalho de maior responsabilidade do Tribunal de Justiça”, explicou Sônia Freitas, que faz parte da equipe de Relações Públicas do Tribunal e guiou os alunos nessa visita.

Um dos visitantes foi o estudante Leonardo Charles Souza, que está no 3º ano do ensino médio. O jovem deseja fazer o curso de Direito e se tornar um juiz. “Esse conhecimento que estão passando pra gente hoje é essencial, precisamos saber mais sobre nossa cidadania e nossos direitos.”

O diretor da escola Marcos Lucena acompanhou os alunos na visita ao Palácio e citou a importância da iniciativa. “Na escola, nós falamos do que é ser cidadão. Trazer os alunos pra conhecer o Poder Judiciário através desse programa é fazer com que eles entendam qual a importância da justiça e que ela está próxima a eles. Selecionamos os alunos do ensino médio para motivá-los a seguir nessa área.”

Serviço – As escolas interessadas em participar do TJPE de Portas Abertas podem solicitar agendamento através do e-mail cerimonial@tjpe.jus.br, para grupos de no máximo 40 alunos.
..........................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE