Notícias

Voltar

Promovida pelo TJPE, Feira Orgânica movimenta 10ª Semana do Meio Ambiente

Feirante segura alface

O produtor Eliabe José Barbosa trabalha com agricultura familiar há 15 anos no município de Lagoa do Itaenga

A promoção de uma Feira Orgânica, na rua Moacir Baracho, em frente ao Edifício Paula Baptista, no bairro de Santo Antônio, no Recife, marcou a terça-feira (5/6) da X Semana do Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). No local, a partir das 9h, começaram a ser comercializados produtos orgânicos – entre hortaliças, frutas e legumes agroecológicos e outros produtos de economia solidária cultivados sem o uso de agrotóxicos – para servidores, magistrados e população em geral. A atividade segue até as 15h deste Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Confira as fotos no álbum do Judiciário pernambucano no Flickr.

A feira acontece de forma rotineira em frente ao Edifício Paula Baptista e em mais cinco prédios do Judiciário estadual. Nesta terça, a feira reuniu os produtores das associações de outros pontos de comercialização da feira orgânica do Tribunal. São eles: a Central dos Juizados Especiais da Capital, no bairro da Imbiribeira; o Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra; e o Centro de Saúde Desembargador Ângelo Jordão, no bairro do Prado. Também há feiras no Fórum Lourenço José Ribeiro, em Olinda; e no Fórum Desembargador Henrique Capitulino, em Jaboatão dos Guararapes.

Em busca de uma saúde melhor para a família e, principalmente, para o filho de dois anos, a servidora do TJPE, Ana Carolina Siqueira Campos, frequenta o local para comprar produtos sem o uso de agrotóxico. “Priorizo muito o bem-estar da minha família e, quando temos em casa uma criança, esse cuidado passa a ser redobrado. Os produtos que mais compro aqui são batata doce, macaxeira, inhame e beterraba. Gosto bastante da qualidade dos alimentos”, afirma.

A servidora da Secretaria da Fazenda, Cynara Faria, comprando verduras

A servidora da Secretaria da Fazenda, Cynara Faria, frequenta a feira todas as terças 

Com o mesmo objetivo de melhorar a qualidade de vida da família, a servidora da Secretaria da Fazenda, Cynara Faria, frequenta a feira todas as terças desde que foi instalada há dois anos na frente do prédio Paula Baptista. “Precisamos consumir produtos que nos fazem bem. Aqui encontro uma boa variedade de hortaliças e frutas e sou bem atendida, além de ser próximo do meu trabalho. Considero uma inciativa excelente do Tribunal”, destaca.

Para o produtor Eliabe José Barbosa, que trabalha com agricultura familiar há 15 anos no município de Lagoa do Itaenga, na Zona da Mata Norte do estado, e membro da Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores do Imbé, Marrecos e Sítios Vizinhos (Assim), a procura crescente por produtos orgânicos demonstra uma conscientização cada vez maior da população em consumir produtos saudáveis. “As pessoas estão se informando cada vez mais e sabem que o uso de agrotóxico reduz os nutrientes dos alimentos consumidos. Então, para nós, é muito enriquecedora essa iniciativa e também para aqueles que consomem nossos produtos”, disse.

O gestor do Núcleo de Sustentabilidade do TJPE, Ayrton Lapa, enfatiza que a promoção de feiras orgânicas no Tribunal estimula, além do consumo de produtos de boa qualidade, a prática do desenvolvimento sustentável. “A agricultura familiar favorece o emprego de práticas produtivas mais equilibradas, com a diversificação de cultivos, preservando mais o meio ambiente”, observa.

Integrantes do Núcleo de Sustentabilidade: Ayrton Lapa, Ilka Cavalcante e Rita Borges

Integrantes do Núcleo de Sustentabilidade: Ayrton Lapa, Ilka Cavalcante e Rita Borges

Mais ações – A X Semana começou na segunda (5/6) com a iluminação do Palácio da Justiça no tom verde, ficando com essa cor durante todo o mês. A iluminação faz parte da iniciativa “Junho Verde”, instituída pelo Projeto de Lei Ordinária 1.513/2017, aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. A ação tem o objetivo de dar visibilidade à proteção do meio ambiente e ao desenvolvimento de campanhas de educação ambiental. Confira a programação completa AQUI.

Serviço – Feiras Orgânicas do TJPE

Estacionamento da Sefaz / Edifício Paula Baptista (Recife)
Endereço: Rua Moacir Baracho, 390, bairro de Santo Antônio
Dia e horário: toda terça-feira, das 10h às 15h

Central dos Juizados Especiais da Capital (Recife)
Endereço: Avenida Mascarenhas de Morais, 1919, bairro da Imbiribeira
Dia e horário: toda quarta-feira, das 10h às 14h

Fórum Lourenço José Ribeiro (Olinda)
Endereço: Avenida Pan Nordestina, s/n, bairro de Salgadinho – Vila Popular
Dia e horário: toda quarta-feira, das 11h às 15h

Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano (Recife)
Endereço: Avenida Advogado José Paulo Cavalcanti, Ilha Joana Bezerra, perto da AACD
Dia e horário: toda quinta-feira, das 9h às 16h

Centro de Saúde Desembargador Ângelo Jordão (Recife)
Endereço: Rua Santa Edwiges, 390, bairro do Prado
Dia e horário: toda quinta-feira, das 10h às 14h

Fórum Desembargador Henrique Capitulino (Jaboatão dos Guararapes)
Endereço: BR-101 Sul, Km 80, bairro de Prazeres
Dia e horário: toda quinta-feira, das 7h às 11h
......................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE