Notícias

Voltar

Rede Memorial de Pernambuco realiza reunião no Memorial da Justiça

 
Organizações públicas e privadas componentes da rede são responsáveis pela custódia, pelo resgate e pela preservação do patrimônio memorial e cultural pernambucano
 
 
Na última quinta feira (14/04), realizou-se, no Memorial da Justiça do TJPE, reunião da Rede Memorial de Pernambuco, articulação de organizações públicas e privadas responsáveis pela custódia, pelo resgate e pela preservação do patrimônio memorial e cultural pernambucano.
 
Os participantes da reunião, representantes de diversas instituições, receberam informes e discutiram uma pauta variada. Entre outros tópicos, debateu-se a melhor forma de criar um instrumento de aferição que possibilite atribuir o "selo memória", certificação da Rede Memorial para projetos que contemplem a preservação e o acesso à informação.
 
Discutiu-se também o envio de uma delegação ao 2º Seminário de Documentação do MAFRO (Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia), agendado para julho de 2016 em Salvador, e a realização do V Fórum da Rede Memorial, evento paralelo que a Rede promoverá durante o VII Congresso Nacional de Arquivologia, no mês de outubro, em Fortaleza. 
 
À reunião, estiveram presentes representantes da Biblioteca Pública do Estado, Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Instituto Ricardo Brennand, Instituto Clio, Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além do Memorial da Justiça do TJPE.
 
A Rede Memorial de Pernambuco existe desde 2008. Seu objetivo é promover a cooperação interinstitucional pela realização de programas estratégicos de promoção, preservação e acesso ao patrimônio memorial e à informação de interesse histórico que se encontram sob os cuidados das instituições que a compõem. 
 
.........................................................................................
 
Texto: Anna Santoro | Memorial da Justiça
 
Foto: Assis Lima | Ascom TJPE