Notícias

Voltar

Representante do TJPE integra mesa diretora do Fórum Permanente de Museus Acessíveis

Gabriela Severien (c), do Memorial da Justiça, foi eleita a vice-coordenadora do grupo
 
Uma representante do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está integrando a mesa diretora do Fórum Permanente de Museus Acessíveis (Fopema). A coordenadora do Núcleo Educativo do Memorial da Justiça, Gabriela Severien, foi eleita a vice-coordenadora do grupo, criado com o objetivo de propor ações para acessibilidade em equipamentos culturais localizados no Recife. Também fazem parte da mesa Nicole Costa, do Paço do Frevo, como coordenadora, e a audiodescritora Laís Castro como secretária.
 
A eleição aconteceu no Memorial da Justiça, na última sexta-feira (14/10). Na ocasião, também foi votado o estatuto do Fórum. Segundo Gabriela Severien, a iniciativa de criar o grupo surgiu de um projeto que acontece no Paço do Frevo, Todos nos Museus, que se reúne para pensar projetos de acessibilidade em museus e espaços culturais do Recife. 
 
"Observamos a importância de ter um Fórum permanente, com ações mais contundentes em relação ao tema. Foi quando surgiu a ideia do Fopema. Através dele, esperamos uma participação maior de entidades públicas e privadas para nos dar suporte e informações acerca do tema. O grupo será um espaço de troca. Nossa ideia é colocar os problemas na mesa e pensarmos em soluções, aprofundando as ações", explicou.
 
Ainda de acordo com Gabriela Severien, a expectativa é de que sejam realizados pelo menos cinco encontros por ano. "Mas, se houver necessidade, realizaremos outras reuniões", afirmou. O Bairro do Recife será a primeiro foco das atividades do Fopema.
 
Leia mais:
 
 
...........................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Cortesia