Notícias Notícias

Voltar

Reunião virtual discute novas tecnologias, serviços e Inteligência Artificial no Judiciário


A reunião virtual aconteceu na plataforma CiscoWebex

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, e o corregedor geral da Justiça, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, reuniram-se, nesta quinta-feira (3/12), com presidentes, corregedores, assessores jurídicos, auxiliares e equipes de Tecnologia da Informação de Tribunais e Corregedorias de todo Brasil. Na reunião de trabalho virtual, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, fez uma explanação sobre Introdução de novas tecnologias, serviços e Inteligência Artificial no Judiciário.

De acordo com Pierre Lucena, o Novo Marco Legal da Inovação trouxe uma mudança significativa para os órgãos públicos, já que após a sua regulamentação é possível a criação de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação entre os Institutos de Ciência e Tecnologia, como o Porto Digital, por exemplo, e o serviço público com o objetivo de geração de produtos, processos e serviços inovadores. “A gente fez o primeiro contrato no Brasil dentro do Marco Legal de Inovação, que foi a estruturação do Laboratório de Inovação do Ministério Público (MPLabs) com o objetivo de resolver uma série de problemas”, afirmou Pierre Lucena, que elencou os benefícios dessas parcerias. 

No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer alguns projetos desenvolvidos pelo Porto Digital, que montou o Open Innovation Lab (OIL) - laboratório de inovação aberta para fazer a transformação digital de grandes empresas e instituições públicas. A ferramenta Voxia, produzida junto com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), agiliza o trabalho dos promotores na transcrição das audiências através do uso da Inteligência Artificial. Já a plataforma D.A.D.O, criada durante a pandemia em conjunto com a Prefeitura da Cidade do Recife, facilita e instrumenta a tomada de decisão para a confecção de planos de convivência com a Covid-19.

Ao final da reunião de trabalho virtual, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, agradeceu a presença de todos, destacou a relevância do Porto Digital e falou sobre a satisfação de se unir à instituição. “Nós estamos formalizando o contrato para que toda a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) esteja junto ao Porto Digital, o que vai elevar a nossa qualidade de trabalhos que vamos desenvolver, especialmente a nível de Inteligência Artificial. A Setic não cabe de tanta alegria ao se unir aos melhores técnicos do mundo que desenvolvem programas e poderão ajudar e muito o nosso Judiciário”, disse o desembargador.

A reunião de trabalho virtual foi promovida pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil e pelo Colégio Permanente de Corregedores Gerais de Justiça do Brasil em parceria com o Porto Digital e o suporte do Judiciário Estadual de Pernambuco (Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral da Justiça). 

.................................................. 
Texto e imagem: Cláudia Franco | Ascom TJPE