Notícias

Voltar

Tem início a 11ª Ação da Cidadania no Coque

Servidores atendendo moradores

Até sexta-feira (15/12), os moradores do Coque e região recebem a 11ª Ação da Cidadania, iniciativa promovida pela Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em parceria com as secretarias de Saúde Estadual e Municipal, a Secretaria de Defesa Social, a Fundação Altino Ventura (FAV) e o Serviço Social da Indústria de Pernambuco/Odonto (Sesi). A atividade teve início na manhã desta segunda-feira (11/12), na Casa de Justiça e Cidadania do Coque, localizada na rua Cabo Eutrópio, 178, Ilha Joana Bezerra, no Recife. A ação acontece das 8h às 14h, com fichas distribuídas diariamente a partir das 7h. Confira as fotos no álbum do Judiciário pernambucano no Flickr.

Durante a semana, são oferecidos diversos serviços à comunidade. A população pode emitir carteira de identidade, fazer exames oftalmológicos e preventivo (teste de Papanicolau), teste rápido para HIV e sífilis, como também aferir a pressão arterial e medir a glicose, além de acesso a atendimento odontológico. Os moradores podem se cadastrar e tirar dúvidas sobre o Bolsa Família e demais benefícios. 

Uma das pessoas que buscou atendimento na Casa do Coque neste primeiro dia da Ação foi o mecânico José Ricardo da Silva Santos, 46 anos. “No momento, vou ver o dentista. Vou ver se marco o oculista, para quando eu tiver um tempo. È muito importante cuidar da saúde, porque hoje a mortalidade ‘tá muito grande devido ao pessoal não procurar a saúde. Primeiro lugar, Deus, e em segundo a saúde, aproveitando para cuidar dela numa oportunidade dessa”, disse o trabalhador.  

Casamento – No próximo dia 19 de dezembro, às 10h, a Casa de Justiça e Cidadania do Coque também promove um casamento coletivo para os moradores da comunidade. No Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife, 80 casais dirão “sim” durante cerimônia presidida pela juíza Wilka Vilela, da 5ª Vara de Família e Registro Civil da Capital.

A Casa de Justiça e Cidadania está prevista no artigo 15 da Resolução 222/2007 do TJPE e promove ações voltadas para a participação efetiva da comunidade a fim de aproximar o Poder Judiciário da sociedade e conscientizar as pessoas sobre direitos de cidadania. As unidades também oferecem orientação jurídica e estimulam a resolução de conflitos por meio de conciliação. Atualmente, além do Coque, as casas estão instaladas no bairro do Bongi, no Recife, e no bairro do Carmo, em Olinda. A atividade é vinculada ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJPE).

Serviço – 11ª Ação da Cidadania

Período: De 11 a 15 de dezembro de 2017
Horário: Retirada de fichas a partir das 7h
Local: Casa de Justiça e Cidadania do Coque, localizada na rua Cabo Eutrópio, 178, Ilha Joana Bezerra, no Recife

Programação
 
11/12 (Segunda-feira)

Exame oftalmológico 
Atendimento odontológico 
Medição de glicose e aferição de pressão
Distribuição de preservativos
Testagem de Hepatite B e C
 
12/12 (Terça-feira)
Exame oftalmológico 
Cadastro do Bolsa Família e informações sobre demais benefícios 
Exame preventivo / Teste de Papanicolau 
Testagem HIV/Sífilis e distribuição de preservativos
Nutricionista

13/12 (Quarta-feira)
Exame oftalmológico
Distribuição de kits de saúde bucal
Emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito
Emissão de carteiras de identidade (a partir da 2ª via)
Distribuição de preservativos
 
14/12 (Quinta-feira)
Exame oftalmológico
Emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito
Emissão de carteiras de identidade (a partir da 2ª via)
Distribuição de preservativos
 
15/12 (Sexta-feira)
Exame oftalmológico
Medição de glicose e aferição de pressão
Distribuição de preservativos
Emissão de CPF

Notícias relacionadas

Inauguração do ônibus do Justiça Itinerante TJPE marca início da 4ª Jornada Conciliatória promovida pelo Nupemec

No TJPE, Semana Nacional da Conciliação resulta em mais de R$ 23 milhões em acordos

Casamento coletivo celebra união de 12 casais no Bongi
..............................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada – Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira