Notícias Notícias

Voltar

TJPE abre inscrições para o II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário


 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do seu Memorial de Justiça;  da sua Comissão de Gestão e preservação da Memória; e da Escola Judicial - Esmape, disponibilizou, até o dia 05 de maio, quinta-feira, acesso para se inscrever no II Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (ENAM), que será sediado no formato presencial, entre os dias 10 e 13 de maio, na sede da Esmape. O tema do encontro é "História, Memória e Patrimônios",  sendo direcionado a magistrados e servidores ligados à área de Memória do Poder Judiciário brasileiro, como também a qualquer interessado. As regras para se inscrever, e a programação do II Enam podem ser conferidas no Edital nº 04/2022, publicado no Diário de Justiça eletrônico do dia 23 de março de 2022, a partir da página 75.
 
Há 200 vagas disponíveis, sendo 10 vagas para magistrados e magistradas do TJPE, 40 vagas para servidores e servidoras do TJPE e 150 vagas para público externo. No hotsite do II ENAM, disponibilizado no banner dinâmico, localizado na parte superior do portal do TJPE, os interessados tambem podem conferir todas as informações sobre a programação, participantes, contatos e muito mais. O evento tem carga horária de 20h e valerá como curso de capacitação para a progressão funcional dos servidores do TJPE. Para saber mais sobre o evento, na seção Fale Conosco do hotsite são indicados o e-mail 2enam@tjpe.jus.br, e o Instagran @memorialtjpe como canais de comunicação.

Abertura do Evento - O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo estará compondo a mesa de honra do encontro no dia 10 de maio, a partir das 17h. Segundo a gerente do Memorial da Justiça do TJPE, Mônica Pádua, o objetivo do evento é "incentivar os debates sobre Gestão de Memória nos Tribunais, além de promover a troca de experiências de profissionais das áreas de História, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, disseminando o conhecimento técnico e científico relativo a essa relevantíssima política judiciária".

A gestora explica que o Conselho Nacional da Justiça (CNJ), órgão que promove desde 2021o ENAM anualmente, nos tribunais do Brasil, instituiu a data de 10 de maio como o Dia da Memória do Poder Judiciário, através da Resolução CNJ 316/2020. De acordo com a programação do II ENAM, no último dia,13 de maio, além da entrega do Prêmio CNJ de Memória a gestores e tribunais, estão previstas visitas técnicas aos memoriais e centros de memória dos Tribunais, sediados na capital pernambucana. A sede da Escola Judicial - Esmape fica na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n - na Ilha Joana Bezerra, Recife.
 
..........................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE