Notícias

Voltar

TJPE apresenta boas práticas em gestão documental durante VIII Reunião dos Arquivos Judiciais do Brasil

Servidoras do TJPE posam em frente a banner do evento em Fortaleza
As servidoras Mônica Pádua, chefe do Memorial da Justiça, e Kerlly Moreno, gerente do Arquivo Geral, vão abordar um projeto estratégico desenvolvido no TJPE
 
As boas práticas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na área de gestão documental serão apresentadas durante a VIII Reunião dos Arquivos Judiciais do Brasil, que acontece como evento paralelo do VII Congresso Nacional de Arquivologia, realizado em Fortaleza/CE até o dia 21 deste mês. A iniciativa tem como objetivo principal promover o encontro dos profissionais que trabalham nos arquivos dos tribunais brasileiros, a fim de que possam trocar experiências bem sucedidas nas áreas de atuação, bem como servir como ponto de partida para possíveis parcerias entre as instituições.
 
As servidoras do TJPE Kerlly Moreno, gerente do Arquivo Geral, e Mônica Pádua, chefe do Memorial da Justiça, foram convidadas pela organização para proferir uma palestra, nesta quarta-feira (19/10), sobre um exemplo de boa prática que está sendo aplicada pelo Tribunal na área de arquivo da instituição. "Já que o projeto de gestão documental do TJPE foi um dos selecionados pela atual gestão como estratégico, ele foi escolhido para tema da palestra", explica Mônica Pádua.
 
Com essa explanação ao público de arquivistas de outros tribunais, a expectativa é de contribuir para o desenvolvimento de soluções similares nesses órgãos, bem como aperfeiçoar o projeto de gestão documental do TJPE a partir de coleta de sugestões com a observação dos profissionais que participarão do encontro.
 
Durante a VIII Reunião também serão discutidos temas como sistemas eletrônico de informações (SEI), identificação tipológica de acervos arquivísticos e organização da informação nos arquivos correntes. O Congresso acontece de dois em dois anos e busca divulgar, refletir e discutir as novas tendências da gestão arquivística e da gestão da informação, integrando seus diversos atores: docentes, discentes, gestores, técnicos, profissionais e comunidade em geral.
.........................................................................................
Texto: Rebeka Maciel | Ascom TJPE
Foto: Cortesia