Notícias

Voltar

TJPE busca parcerias com instituições de ensino superior

Estudantes voluntários exercerão atividades no âmbito do Poder Judiciário Estadual

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está em contato com instituições de ensino superior a fim de formalizar parcerias para que os alunos coloquem em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Por meio do projeto “Desenvolvendo a Carreira - A Prática Profissional no Judiciário”, coordenado pela Gerência do Serviço Voluntário, vinculada à Diretoria de Gestão Funcional da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), os estudantes desenvolverão atividades relacionadas ao curso de graduação na Justiça estadual.

A iniciativa é voltada para estudantes do ensino superior, maiores de 18 anos e matriculados a partir do primeiro período nos cursos de Administrações de Empresas, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Economia, Educação Física, Engenharia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Pedagogia, Psicologia, Secretariado, Serviço Social, Odontologia e Nutrição. O programa foi instituído por meio da Instrução Normativa Nº 25/2016, com redação atualizada em 14 de fevereiro, que diz respeito à participação voluntária de estudantes em áreas do Poder Judiciário Estadual de Pernambuco.


 
Ao todo, 20 instituições de todo o Estado já foram apresentadas ao projeto, sendo 14 no Recife e Região Metropolitana, e seis no Interior: duas em Caruaru, uma em Garanhuns e três em Petrolina. A diretora adjunta da Diretoria de Gestão Funcional da SGP, Ailma Cavalcanti, falou de como o projeto é proveitoso para os alunos. “Além da experiência que esses alunos vão adquirir e da oportunidade de colocar a teoria em prática, há um enriquecimento no currículo e eles receberão o certificado do período em que desenvolveram as atividades”, afirmou.
 
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Uninassau, Soraya Nunes, o projeto é muito importante para os universitários. “A iniciativa contribui para que os estudantes desenvolvam na prática toda base teórica adquirida nas disciplinas dos cursos, além de ser uma oportunidade de aprender em várias áreas de conhecimento”, disse. O Programa atende alunos de instituições públicas e privadas.
......................................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Fotos: Equipes das universidades