Notícias Notícias

Voltar

TJPE concede Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado ao secretário de defesa social do Estado

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e ao destaque que conquistou em sua área de atuação, o secretário de defesa social, Humberto Freire, recebeu do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fernando Cerqueira, nessa segunda-feira (4/10), a Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, a mais alta condecoração do Poder Judiciário. A honraria foi concedida em virtude dos 199 anos de instalação do TJPE. O secretário também foi contemplado com o Diploma de Honra ao Mérito alusivo aos 200 anos de criação do Tribunal.

Na ocasião, o desembargador Fernando Cerqueira destacou o bom relacionamento entre as instituições que formam o Poder Público estadual e a relevância dessa parceria para enfrentar o período da pandemia da Covid-19 e continuar atendendo o cidadão de forma efetiva. “Saímos ainda mais fortalecidos desse período, que ainda estamos enfrentando, em relação à parceria com os órgãos e entidades que atuam no Estado, e a Secretaria de Defesa Social, que teve à frente a gestão de Humberto Freire, desempenhou um papel de grande destaque também neste sentido”, afirmou o magistrado.

Freire revelou o que a comenda significa na sua carreira. “Estou extremamente lisonjeado em receber essa homenagem, que ficará marcada na história do meu trabalho. A forma como o senhor conduziu a sua gestão foi decisiva para essa união citada entre os Poderes que formam o Poder Público de Pernambuco e a atuação que focou no atendimento à população”, destacou.

Currículo – Humberto Freire de Barros nasceu em 18 de setembro de 1976. Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), é delegado da Polícia Federal desde 2003, onde ocupou os cargos de chefe da Delegacia de Controle de Segurança Privada na Superintendência da Polícia Federal no Amapá, e de chefe substituto na Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz (MA).

Na Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco, chefiou a Delegacia de Repressão a Entorpecentes, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio, e presidiu a 1ª Comissão Permanente de Disciplina, no período de 2004 a 2008. Foi ainda chefe da Delegacia de Polícia Federal no município de Caruaru, entre 2008 e 2011.

Em 2011, voltou à Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco como chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários. Depois assumiu a Coordenação Regional de Segurança de Grandes Eventos e a Representação Regional da Interpol até 2013. Em outubro de 2013, foi cedido ao Ministério da Justiça para exercer o cargo de coordenador geral de Execução Operacional da Secretaria Extraordináriade Segurança para Grandes Eventos, função que ocupou até 2017. Atuou como secretário de defesa social de 18 de junho de 2017 até 25 de junho de 2021, voltando ao referido cargo em 25 de junho deste ano até o momento. 

.........................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Armando Artoni | K9 Produções e Eventos