Notícias

Voltar

TJPE e Acmepe doam lenços arrecadados ao Hospital do Câncer de Pernambuco

Equipe do TJPE entrega lenços à equipe do HCP em frente ao hospital


Os lenços arrecadados durante a Campanha Outubro Rosa por meio de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe) foram entregues no Hospital de Câncer de Pernambuco. A entrega aconteceu na terça-feira (20/12). No total, 183 lenços foram doados às pacientes submetidas ao tratamento do câncer.

A campanha de arrecadação de lenços surgiu para apoiar as mulheres que estão sendo submetidas a tratamento médico em razão de câncer de mama. A perda de cabelo pode acontecer em virtude do tratamento realizado por meio de quimioterapia e radioterapia. As arrecadações aconteceram nos postos médicos do Palácio da Justiça e do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Centro de Saúde do TJPE, na sede da Acmepe e na Unidade de Ambiência do Fórum Paula Baptista. A inciativa foi desenvolvida pela Secretaria de Gestão de Pessoas, através da Diretoria de Saúde do Tribunal, em conjunto com a Associação.

Campanha – O Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, e seu nome faz referência à cor do laço rosa distribuído pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes da primeira Corrida pela Cura. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. Em geral, é realizada em meios publicitários ou em atividades dentro de empresas comum foco grande no autoexame, mas especialistas do ramo médico alertam que ele não é suficiente para a detecção precoce da doença, sendo recomendado os exames de ultrassonografias e mamografias periódicas em paralelo.

.........................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira