Notícias

Voltar

TJPE e Prefeitura do Recife promovem encontro sobre enfrentamento à violência contra a mulher

Juíza Ana Mota foi uma das palestrantes do evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher

Juíza Ana Mota foi uma das palestrantes do evento realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher
 
A 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital (VVDFM) realizou, em 25 de abril, um encontro com servidores da Secretaria da Mulher do Recife. Na ocasião, foram apresentados projetos e campanhas da unidade e o trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O encontro aconteceu no auditório do Banco Central, no Recife.

Titular da 1ª VVDFM do Recife, a juíza Ana Mota falou da importância da parceria do TJPE com as redes de enfrentamento de violência contra a mulher, a exemplo de secretarias municipais e estaduais diversas, Ministério Público e Defensoria Pública. “Quem trabalha na temática de violência contra a mulher não trabalha só. Precisamos da rede de apoio para efetivar a integral proteção à mulher. Esse contato estreita e fortalece os vínculos dessa rede”, afirmou.

À frente da Secretaria da Mulher do Recife, a secretária Cida Pedrosa solicitou o encontro para que integrantes da 1ª Vara de Violência contra a Mulher do Recife apresentassem aos servidores da secretaria os trabalhos realizados na unidade judicial e para que eles entendessem a necessidade da parceria entre os poderes Judiciário e Executivo. Além da secretária Cida Pedrosa e da juíza Ana Mota, o promotor de Justiça da 44ª Promotoria Criminal, João Maria Rodrigues Filho, também participou do encontro esclarecendo dúvidas.

Projeto Caminhos – No encontro, as integrantes da 1ª VVDFM do Recife falaram sobre o Projeto Caminhos, que é o resultado de um convênio entre o TJPE e a Secretaria de Defesa Social (SDS), com a interveniência da 1ª Vara de Violência contra a Mulher da Capital e a 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. O projeto consiste em levar informação, orientar e esclarecer as mulheres das comunidades que apresentam grande número de queixas de violência doméstica e familiar.  

Próximo encontro – No dia 05 de maio, a partir das 14h, a equipe da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital atende a um pedido do Núcleo de Atuação Social Cristã Emanuel (Nasce) e promove palestra do Caminhos para orientar o público sobre a Lei Maria da Penha, a rede de enfrentamento à violência e de proteção à mulher e estimular as denúncias das violências sofridas ou presenciadas. A palestra será na Igreja Batista Emanuel, localizada no bairro de Boa Viagem, no Recife.

Serviço – Projeto Caminhos
Local: Igreja Batista Emanuel
Endereço: Rua Maria Carolina, 500, bairro de Boa Viagem, no Recife
Data: 5 de maio de 2017
Horário: A partir das 14h
..................................................................................................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE – Com informações da Secretaria Municipal da Mulher
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Foto: Secretaria Municipal da Mulher