Últimas Notícias em destaque

Voltar

TJPE e TRT-PE celebram termo de cessão na área do PJe

Magistrados do TJPE e do TRT-PE
Da esquerda para a direita: desembargadores André Genn, Eurico de Barros, Gisane Barbosa e Leopoldo Raposo
 
Com a expansão do Processo Judicial eletrônico (PJe) no Judiciário Estadual, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE) celebraram um termo de cessão do direito de uso do curso "PJe Blended" nesta quarta-feira (26/10). A assinatura do documento se deu pelo desembargador Leopoldo Raposo, presidente do TJ; pela desembargadora Gisane Barbosa, presidente do TRT; e pelos diretores-gerais das Escolas Judiciais das duas instituições: desembargadores Eurico de Barros (TJ) e André Genn (TRT). A parceria foi celebrada na sede do Judiciário Trabalhista, localizada no Fórum Agamemnom Magalhães, Cais do Apolo, no Recife. Confira as fotos no Flickr do TJ pernambucano.
 
Reconhecido nacionalmente em virtude da formação continuada de servidores para uso da ferramenta eletrônica, inclusive pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o TRT-PE deixou de protocolizar processos físicos – papel – em junho de 2014 com a instalação do PJe na Vara do Trabalho de Serra Talhada. No Judiciário Estadual, atualmente, atuam com o sistema eletrônico 87 comarcas e 292 Órgãos Julgadores (do 1º e 2º Graus e Turmas Recursais). A previsão é de que, até o final de 2017, todas as unidades judiciárias de Pernambuco funcionem com o Processo eletrônico. 
 
O curso PJe Blended, desenvolvido pelo TRT da 6ª Região, envolve transmissão de instruções via webconferências e atividades complementares por meio de Educação a Distância (EaD). Com o uso dessa metodologia, foi possível maximizar a logística de cursos para magistrados e servidores do Trabalho, por exemplo, evitando grandes deslocamentos. 
 
Oferecido gratuitamente ao TJPE, entre outros pontos, o termo de cessão prevê que equipe da Escola Judicial do TRT-PE oferecerá cursos às equipes de Informática, da Escola, da Corregedoria e da Presidência da Justiça Estadual. Já o Judiciário pernambucano poderá realizar adaptações no conteúdo programático do curso PJe Blended às necessidades do TJ de Pernambuco.
 
Magistrados e servidores do TJPE e do TRT-PE reunidos em sala
Equipes de magistrados e servidores do TJPE e do TRT-PE
 
Na ocasião da assinatura, o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, agradeceu a disponibilidade de magistrados e servidores Trabalhistas na atividade voltada ao desenvolvimento da EaD no Judiciário Estadual. "O apoio que o nosso Tribunal está recebendo do TRT é fundamental, porque se trata de uma experiência reconhecida nacionalmente. Ficamos muito felizes e gratos por esse compartilhamento." A desembargadora presidente Gisane Barbosa reforçou a parceria e lembrou que "planejamento e efetividade da capacitação de servidores permitiram o sucesso do PJe na Justiça do Trabalho".
 
Além dos presidentes das duas Cortes, também estiveram presentes, pelo TJPE, o supervisor da Escola, juiz Saulo Fabianne; o auxiliar da Presidência, juiz Alberto Freitas; a secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação, Juliana Neiva; o chefe de Gabienete da Presidência, Rafael Meneses; e a servidora Carolina Pereira, integrante do Comitê de Implantação da EaD no Tribunal. Já pelo TRT-PE, a reunião contou a participação do coordenador da Escola, juiz Rodrigo Samico, e pelo secretário-geral Sérgio Melo.
................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Paula Teixeira | NCS TRT-PE