Notícias Notícias

Voltar

TJPE encerra Encontro Regional no Polo de Caruaru

Com o objetivo de aperfeiçoar as ações desenvolvidas pelo Judiciário estadual, foi finalizada nesta sexta-feira (18/9), a quarta edição dos Encontros Regionais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE): Gestão Participativa – Biênio 2020/2022, na Comarca Polo de Caruaru. Cerca de 220 colaboradores da instituição, a maior turma já realizada entre magistrados, assessores de magistrados e chefes de secretaria, participaram da capacitação de forma virtual.

Durante a abertura realizada pela manhã, por videoconferência e também com transmissão ao vivo pelo canal Youtube, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, enfatizou a importância deste evento para o Judiciário e fez ainda um resumo sobre os projetos e desafios da sua gestão durante o período da pandemia. “Não existe prato feito, nem obra acabada, mas deve existir o compromisso com o resultado e o melhor atendimento à população. E neste evento, os colabores têm a oportunidade de ouvir o presidente, corregedor geral, ouvidor, entre outros magistrados, além de trazerem ideias para que possamos aprimorar o Judiciário e fazer o nosso melhor”, destacou o presidente do TJPE, Fernando Cerqueira.

Após a abertura oficial do encontro, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, sob a coordenação de juízes assessores da Presidência e Corregedoria Geral do TJPE, para debaterem sobre as principais dificuldades encontradas nas unidades judiciárias, bem como para apresentarem sugestões para solucionar os problemas das comarcas deste polo. Essas respostas foram sistematizadas e compiladas para apresentação durante a plenária que ocorreu no período da tarde. 

Na plenária foram debatidos os temas: Falta de equipe multidisciplinar; Força de trabalho; Tecnologia; Renovação do PJeConectado/Digitalização de processos físicos/Internet e Segurança; Horário estendido no atendimento – redução do horário/adesão à Diretoria Cível sem obrigatoriedade da cessão de servidores; Atuação dos processos criminais, Cejusc e TCO; e Integração dos sistemas PJe, Serprec com Polícia Militar, Ministério Público e Cartórios. Logo após, houve o encerramento do Encontro Regional na Comarca de Caruaru.

Antes da programação ao vivo, nesta sexta-feira (18/9), magistrados, servidores e assessores participaram de capacitação à distância realizada pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), através da plataforma Moodle, no período de 14 a 17 de setembro. Além disso, os participantes também tiveram a oportunidade de responderem aos formulários enviados anteriormente pela coordenação do evento.

Os Encontros Regionais do TJPE: Gestão Participativa – Biênio 2020/2022 estão sendo promovidos em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça de Justiça e a Escola Judicial de Pernambuco, além de contar com a participação da Ouvidoria Geral do TJPE.  Este ano, já foram realizados de forma presencial no Polo de Petrolina, antes do período da pandemia, e de forma virtual, nos Polos de Garanhuns e Serra Talhada.  Nas próximas semanas, vão acontecer novas turmas para os colaboradores da Zona da Mata Norte e Sul (25 de setembro) e da Região Metropolitana do Recife (2 de outubro).
......................................................................................       
Texto e imagem: Priscilla Marques | Ascom TJPE