Últimas Notícias em destaque

Voltar

TJPE ilumina Palácio da Justiça em apoio à campanha Setembro Amarelo

Fachada do Palácio da Justiça, no Recife, iluminado na cor amarela
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aderiu ao Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre prevenção do suicídio, que tem por objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O prédio escolhido foi o Palácio da Justiça, no Recife, iluminado a partir desde a quinta-feira (16/9). Confira mais fotos no Flickr do TJ pernambucano.
 
A campanha acontece desde 2014 em todo o mundo, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações. A proposta segue as Campanhas do Outubro Rosa, mês da prevenção do Câncer de Mama, e o Novembro Azul, de prevenção das doenças masculinas.
 
O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, quer sensibilizar os servidores e magistrados da Corte Estadual para uma maior atenção à saúde mental e também à prevenção ao suicídio. A iniciativa foi amplamente apoiada pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e pela Diretoria de Infraestrutura (Diriest).
 
"Nós aderimos ao Setembro Amarelo numa forma de fortalecer a campanha de prevenção contra o suicídio, iluminando o Palácio da Justiça com a cor amarela. Dessa forma, nós nos unimos a importantes instituições, a exemplo do Centro de Valorização da Vida. O Tribunal não poderia ficar à margem dessa iniciativa porque o TJPE é, na verdade, uma instituição que tem a missão de se aproximar da cidadania com o apoio de todos", explicou o magistrado.
 
Pesquisa - A organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, constatou que o Brasil é o 8º país com a maior taxa de suicídios do mundo. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer.
 
No mundo, de acordo com a OMS, o suicídio já mata mais jovens no mundo do que o HIV, pois a cada 40 segundos uma pessoa se mata. Já é a segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito.
 
Segundo ainda a Organização, para cada suicídio bem sucedido, há pelo menos 20 tentativas fracassadas. Apesar desse quadro preocupante, dos 194 países da OMS, apenas 60 coletam dados sobre o assunto e apenas 28 têm estratégias nacionais para a prevenção. A CVV iniciou a campanha Setembro Amarelo no Brasil em 2014, na cidade de Brasília (DF).  Outras informações no site do projeto Setembro Amarelo.
..................................................................................................................
Texto: Andréa Pessoa e Izabela Raposo | Ascom TJPE
Foto: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira