Notícias

Voltar

TJPE inaugura novas instalações dos Fóruns de Paudalho e Condado

Descerramento de placa em Paudalho

Novas instalações do Fórum de Paudalho foram entregues em 10 de maio

As novas instalações dos Fóruns dos municípios de Paudalho e Condado foram inauguradas nessa quarta-feira (10/5). A estrutura dos fóruns foi totalmente reformada com a readequação dos espaços para atender melhor a população e dar mais funcionalidade e conforto à rotina de trabalho dos servidores e magistrados. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, participou das cerimônias de inauguração. Confira mais fotos no Flickr do Judiciário pernambucano.

O chefe do Judiciário estadual inaugurou primeiro as novas instalações da comarca de Paudalho. No local, o presidente do TJPE destacou que a prioridade do Judiciário estadual é tornar o atendimento ao jurisdicionado mais eficaz. “Estamos buscando atender aos pleitos dos servidores, dentre os quais a melhoria da infraestrutura de trabalho aparece como um dos principais itens. Aos poucos, temos conseguido alcançar nossas metas que tem como ponto final oferecer um serviço mais digno à população”, afirmou.

O magistrado citou ainda que outra prioridade da gestão para conquistar agilidade no atendimento ao jurisdicionado tem sido a expansão do Processo Judicial eletrônico no Estado. “Conseguimos implantar o PJe em todas as comarcas pernambucanas. Com isso temos alcançado mais celeridade no trâmite processual, economia de papel ao extinguir os processos físicos e ainda mais transparência jurisdicional, uma vez que as informações processuais estão disponíveis, simultaneamente, para todos os interessados de uma demanda”, avaliou.

O diretor do Fórum, juiz Iarly José Holanda de Souza, agradeceu o comprometimento do TJPE em investir na ampliação do Processo Judicial eletrônico nas diversas comarcas do Estado e na reestruturação e reforma do Fórum. “Foi uma grande vitória do jurisdicionado. O prédio não aumentou, mas ganhou uma funcionalidade enorme com a mudança de local dos serviços e criação de setores. As duas varas que aqui funcionam ganharam espaço, permitindo mais conforto a todos que aqui transitam e atuam”, observou.

No Fórum de Paudalho, para melhorar a infraestrutura foi necessário desativar o Salão do Júri, que abrangia o piso superior do prédio. As sessões do júri agora passam a ser realizadas no auditório da Câmara Municipal. No espaço, foi reestruturada uma Secretaria, uma sala de audiências, criada salas para psicólogos e assistentes sociais e salas de apoio para advogados e defensores. No piso térreo, foi também readequada uma Secretaria, gabinete e sala para assessores, sendo implantada ainda uma sala para audiências de conciliação.

Descerramento em Condado

No mesmo dia, também foram entregues as novas instalações do Fórum de Condado

Condado – Após inaugurar a reforma do Fórum de Paudalho, o presidente seguiu para a Comarca de Condado. No local, o presidente do TJPE foi recepcionado pela Orquestra Vila Harmônica 28 de junho, que tocou os hinos de Condado e de Pernambuco. O desembargador reafirmou o compromisso do Tribunal em promover um atendimento mais humanizado a todos que recorrem e trabalham no Judiciário.

“O papel da Justiça vai além do julgar lides, buscamos a pacificação social, o investimento em conciliação. Aqui no município, tanto os magistrados quanto os representantes da Defensoria, Ministério Público e da OAB poderão ouvir a população num ambiente mais confortável e orientar de forma mais precisa cada um na sua demanda. Chegar a uma conciliação num conflito é muito mais vantajoso para as partes do que iniciar um litígio”, observou.

A diretora do Fórum, juíza Mariana Sarmento, salientou o empenho dos servidores e magistrados no apoio à reforma, a agilidade com que foi concluída a obra e a evolução do trabalho que será oferecido à sociedade. “Temos aqui uma gestão comprometida com uma justiça mais célere. Com a reforma, conseguimos criar uma sala da OAB e readequar os espaços de uma forma mais funcional e confortável para todos”, avaliou.

Ações – As reformas dos fóruns foram planejadas pela Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) e executadas pela Diretoria de Infraestrutura (Diriest) do Tribunal. As obras foram realizadas no prazo de 50 dias em cada Fórum. Com a conclusão dessas duas obras, chega a 15 o número de fóruns reestruturados pela presidência do desembargador Leopoldo Raposo no TJPE. Atualmente, o prédio da Comarca de São Félix está sendo reformado e, na segunda quinzena deste mês, iniciam as obras do Fórum de Arquipélago de Fernando de Noronha.

Presentes – Participaram das inaugurações o assessor da Corregedoria Geral de Justiça, juiz José Anchieta Félix, representando o corregedor geral de Justiça, Antônio de Melo e Lima; o diretor-geral do TJPE, Ricardo Lins; o diretor de Infraestrutura do Tribunal, Henio Siqueira Santos; o diretor adjunto da Diriest, Edvaldo Aráujo; a arquiteta da DEA, Cynthia Carrilho; o prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia; o prefeito de Condado, Antônio Cassiano; e representantes da Defensoria Pública, da OAB - Seccional Pernambuco e do Ministério Público.
.................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE