Notícias

Voltar

TJPE inaugura novo Fórum de Glória do Goitá

O presidente Leopoldo Raposo e a júza Alexandra Loose descerrando a placa de inauguração

O presidente Leopoldo Raposo e a juíza Alexandra Loose durante o descerramento da placa de inauguração. Representantes da população também participaram da cerimõnia 

O município de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte do Estado, a 61 quilômetros do Recife, passou a contar a partir dessa quarta-feira (13/9) com um novo fórum para atender às suas demandas judiciais. A inauguração aconteceu às 10h com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, do 1º vice-presidente do Judiciário estadual, desembargador Adalberto de Oliveira, e da diretora do Fórum, juíza Alexandra Loose. O Fórum Manoel Pessoa de Luna Filho está localizado na avenida Rui Barbosa, nº 896, bairro de Cruz das Almas, e irá atender as populações dos municípios de Glória de Goitá e de Chã de Alegria. Confira mais fotos no álbum do Judiciário no Flickr.

A área do novo prédio terá 578m². Em relação à estrutura do antigo fórum, que tinha 154m², houve um aumento de 424m² de área construída. No espaço, foram criados 16 novos setores. Dentre os quais: salas de apoio para oficiais de justiça e advogados, um gabinete para juiz, um gabinete para assessor do magistrado, uma sala para Defensoria, dois arquivos, uma cela, sala dos jurados, salão do júri, estacionamento para servidores, arquivo geral, e depósito judicial. Toda a estrutura fará parte de um só pavimento, localizado no térreo.

O desembargador Leopoldo Raposo, destacou o esforço coletivo entre servidores, magistrados, equipes de engenharia e infraestrutura do Tribunal para conseguir inaugurar o novo prédio. “Não é uma obra monocrática, é resultado da união entre todos da Justiça para a conquista de uma estrutura mais confortável e provida de recursos arquitetônicos e materiais que permitissem um melhor atendimento à população. O Judiciário tem por dever melhorar o serviço prestado ao jurisdicionado, buscando promover a cidadania das pessoas que buscam diariamente a solução de suas demandas. É um compromisso que deve ser cumprido. Neste momento, damos mais um passo no alcance dessa meta”, afirmou.

Desembargador Leopoldo Raposo

O desembargador Leopoldo Raposo destacou a relevância para o jurisdicionado da inauguração do Fórum

A juíza Alexandra Loose parabenizou a atual gestão pelo empenho dedicado à implantação do novo Fórum, enfatizando a melhoria das condições de trabalho. “Hoje estou muito feliz, assim como todos que trabalham aqui, com a nova infraestrutura de trabalho. O cidadão chega ao Fórum com a perspectiva de resolução de seus conflitos e a Justiça é o instrumento de pacificação social. Então, acredito que o jurisdicionado vai sair daqui acreditando no Judiciário porque será atendido num local onde podemos promover uma justiça mais célere e eficaz”, observou.

O dirigente da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA), Antônio Hirschle, enfatizou a economicidade e a funcionalidade de ter todos os setores num único pavimento. “Com a reforma, juntamos duas grandes áreas, que inclui a estrutura do Fórum e o Depósito de Bens e Arquivo Geral, no mesmo espaço. Haverá uma perspectiva de melhor mobilidade para a população, magistrados e servidores dentro do prédio, economizando tempo de deslocamento e promovendo a agilização do serviço”, observou.

Segundo o diretor de Infraestrutura, Henio Siqueira Santos, com a conclusão dessa obra chega a 21 o número de fóruns reestruturados e inaugurados pela Presidência do desembargador Leopoldo Raposo. “A atual gestão não tem só o compromisso de construir, mas também de reformar e readequar de uma forma mais funcional os fóruns das comarcas do Estado”, destacou.

Mesa de honra - Integraram a mesa de honra do evento o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo; o 1º vice-presidente do TJPE, desembargador Adalberto de Oliveira; a diretora do Fórum de Glória do Goitá, juíza Alexandra Loose; a prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes; o prefeito de Chã de Alegria, Tarcíso  Massena; o promotor de Glória do Goitá Francisco de Assis da Silva; o defensor público de Glória do Goitá Frederico Santos Azevedo; o presidente da Câmara de Chã de Alegria, Ricardo Freire; e o defensor público de Glória do Goitá Washington Macedo. O evento ainda contou com a presença do diretor geral do TJPE, Ricardo Lins, e do secretário judiciário do Tribunal, Carlos Gonçalves.

..............................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE