Notícias

Voltar

TJPE instala Diretoria Cível Regional em Olinda

Nesta terça-feira (21/3), às 15h, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) instala uma Diretoria Cível Regional do 1º Grau em Olinda. Além de atender às demandas da comarca, gradativamente a unidade judicial também ficará responsável pelos serviços de secretaria do Processo Judicial eletrônico (PJe) dos municípios da Zona da Mata Norte do Estado. Com a instalação, já começam a ser realizadas as práticas cartorárias das cinco Varas Cíveis de Olinda e da Vara Única de Aliança.

A Diretoria Cível Regional fica no 1º andar do Fórum da Comarca de Olinda, localizado na avenida Pan Nordestina, Km 4, s/n, bairro de Salgadinho / Vila Popular. Inicialmente, 12 servidores atuarão na produção de expedientes como mandados, ofícios, cartas precatórias e alvarás; intimações eletrônicas e marcação de audiências, dentre outras atividades inerentes ao andamento processual. Com isso, será possível aumentar a produtividade das Varas, além de trazer economia ao Tribunal.

Para o coordenador da Diretoria Cível do 1º Grau, juiz Rafael Medeiros, o novo método de trabalho traz diversas vantagens. “A gente consegue fazer mais atividades, otimizando servidores, e há também um evidente benefício para o usuário do serviço, já que os prazos com que os provimentos jurisdicionais vão ser cumpridos estão bem menores. A produtividade de uma Diretoria Cível supera em três vezes a de uma vara normal”, explica.

Com a instalação da Diretoria Cível Regional em Olinda, o TJPE passa a ter duas unidades voltadas a esse tipo de atendimento. Desde setembro de 2015, uma já funciona no Recife. No próximo dia 4 de abril, a atividade é ampliada, e Jaboatão dos Guararapes também passa a receber o serviço.
..........................................................................................................................
Texto: Amanda Machado – Francisco Shimada | Ascom TJPE