Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

TJPE instala Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados em Caruaru

Juiz Breno Duarte discursa durante inauguração do ProEndividados de Caruaru
ProEndividados estimula a prática da conciliação em Pernambuco
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) implantou o Programa de Tratamento de Consumidores Superendividados (ProEndividados) em Caruaru nessa quarta-feira (24/8). A unidade está instalada no Fórum Universitário da Associação Caruaruense de Ensino Superior (Acses-Unita), conhecido também como Centro Universitário Tabosa de Almeida. O Programa busca desenvolver e executar ações que promovam o tratamento, o acompanhamento e a resolução amigável de conflitos que envolvam consumidores em situação de superendividamento, independentemente do limite de valor das dívidas. O público atendido, caso tenha interesse, também pode receber assistência social e psicológica, além de orientação, com o intuito de auxílio na reeducação financeira.
 
Para o coordenador do ProEndividados, juiz Breno Duarte, que representou o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, na ocasião, por ter iniciado a interiorização do Programa, a atual gestão demonstra que a prioridade é investir na conciliação e na mediação judicial em todo o Estado. De acordo com as estatísticas de Produtividade do Proendividados, de janeiro a abril, no Recife, o serviço atendeu 526 pessoas e obteve cerca de 45% de conciliações do total de audiências realizadas, resultando no valor de R$ 739.728,88 em transações. A previsão é que a próxima comarca a receber o projeto é Petrolina.
 
"A cultura conciliatória pré-processual é o novo parâmetro do Judiciário no Brasil", defende o juiz Breno Duarte.  O magistrado cita números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2004 que calculou o custo de tramitação de um processo em R$ 1.800,00 no Brasil à época. Atualmente, de acordo com levantamento do mesmo CNJ, tramitam em média 100 milhões de ações no Judiciário em todo o País.
 
"Como as partes se recompõem entre si, sob a orientação do Poder Judiciário, no ProEndividados e em ações similares, não há a instituição de um processo formal, o que acarreta um desafogamento processual no Judiciário e, consequentemente, uma diminuição de suas despesas orçamentárias", explica magistrado. O juiz Breno Duarte também destaca que a instalação do Programa em Caruaru foi realizada através de uma parceria com a Asces-Unita, e, por isso, o custo no orçamento foi mínimo, o que permite uma economia significativa aos cofres públicos.
 
Em seu pronunciamento na solenidade de instalação, o magistrado agradeceu o apoio do coordenador geral do Sistema de Resolução Consensual do TJPE, desembargador Erik Simões, à implantação da unidade em Caruaru. Na ocasião, o juiz Breno anunciou que o setor jurídico de um banco informou que existe uma demanda de possíveis acordos no ProEndividados com cerca de 50 mil clientes da região de Caruaru. O juiz da Central de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Caruaru, Marupiraja Ramos, e o reitor da Asces-Unita, Paulo Lopes, também foram à tribuna do evento, afirmando os benefícios para a população e para a formação dos futuros bacharéis em Direito com a prática jurídica da conciliação.
 
Equipe do ProEndividados descerra placa de inauguração
Autoridades descerram placa durante inauguração da unidade do ProEndividados em Caruaru
 
Ao final da solenidade, os juízes Breno Duarte e Marupiraja Ramos; o reitor Paulo Lopes;  a coordenadora do Escritório de Práticas Jurídicas da Asces-Unita, Perpétua Dantas,  e a mediadora e orientadora dos acadêmicos, Alyne Rodrigues descerraram a placa de instalação do Projeto de Extensão Universitária ProEndividados da Asces-Unita. A chefe do Núcleo de Tratamento de Consumidores Superendividados do TJPE, Vivian Tavares; representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseccional Caruaru; do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da cidade; e de empresas credoras e estudantes também compareceram ao evento.
 
Funcionamento – A unidade do ProEndividados em Caruaru atenderá o público de segunda a quarta-feira, das 8h às 12h. Na quinta, no mesmo horário, os usuários serão encaminhados para a equipe multidisciplinar, composta por psicólogo, economista – especialista em planejamento financeiro –, advogado tributarista e estudantes da Asces-Unita, que farão a triagem dos devedores.
 
Todos os acordos serão homologados pelo juiz Marupiraja Ramos. A unidade está instalada no Fórum Universitário, onde funciona o 1º Juizado Cível e o Juizado Criminal, localizado na Avenida Portugal, 1234, no Bairro Universitário.
...............................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE