Notícias TJPE Notícias TJPE

Voltar

TJPE participa de primeiro encontro online de adoção

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através de seu corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueiredo, abrirá o ciclo de palestras do 1º Encontro Online de Grupos de Apoio à Adoção (Enapa), a partir das 9h50, do dia 23 de maio, sábado. O evento virtual, que corresponde a sua 25ª edição, ocorre em respeito às medidas sanitárias de distanciamento social para diminuir a propagação da Covid-19, vigentes atualmente no Brasil.

Na palestra, intitulada "Família: Como Garantir esse Direito?", o desembargador Luiz Carlos Figueiredo irá falar sobre as possibilidades de incentivo à adoção e sobre o tema devolução, em linguagem acessível, com "menos juridiquês e o máximo de prática para que seja útil a todos".

O Enapa estará disponível para o acesso dos internautas até a segunda-feira, dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Adoção. Os interessados pode se inscrever através do link https://www.sympla.com.br/1-enapa-online---encontro-nacional-de-grupos-de-apoio-a-adocao__840965, como também conferir toda a programação do encontro. Os técnicos judiciários estaduais têm direito a 50% de desconto em qualquer modalidade de ingresso.

A secretaria executiva da Comissão Estadual Judiciária de Adoção  (Ceja/PE)  e juíza da 1ª Vara de Infância e Juventude da Capital, Hélia Viegas, também participa do encontro. Além dos magistrados do TJPE, o evento reúne especialistas, autoridades, assistentes sociais, psicólogos, gestores de entidades da sociedade civil, além de estudiosos, brasileiros e de outros países. Haverá também a realização de três oficinas temáticas, o que altera o preços nos ingressos adquiridos.

Organização  - O Enapa é promovido pela Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção - ANGAAD, entidade filantrópica, cultural e assistencial, sem fins lucrativos, que promove a defesa à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes no Brasil, de acordo com as diretrizes apontadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ainda, de acordo com o site do Enapa, o objetivo do encontro, que ocorre todo ano, desde 1996, é "possibilitar um espaço para refletir, discutir e organizar uma mobilização em torno da situação das crianças e adolescentes institucionalizados; na perspectiva de fortalecer uma cultura de adoção no Brasil".

...............................................................................
Texto: Izabela Raposo  |  Ascom TJPE
Imagem: iStock