Notícias Notícias

Voltar

TJPE participa de solenidade de abertura de curso para novos delegados e peritos estaduais


 
A Escola Judicial (Esmape), do Tribunal de Justiça de Pernambuco, sediou, no auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, na manhã desta terça-feira (4/01), a Aula Magna do Curso de Formação para 38 delegados, 66 peritos papiloscopistas, e 22 auxiliares de perito, que prestaram concurso para atuarem nas Polícia Civil e Polícia Científica de Pernambuco. A iniciativa é a etapa que antecede a nomeação dos 127 participantes, prevista para ocorrer até o final do ano.

A mesa de honra do evento foi composta pelos chefes dos três poderes estaduais: o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; e o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), deputado Eriberto Medeiros.

Em seu pronunciamento, o desembargador Fernando Cerqueira deu as boas-vindas aos participantes do curso, enalteceu a aprovação dos profissionais em concurso, e destacou a importância da qualidade técnico-jurídica na investigação realizada pelas polícias científica e civil.

"O inquérito policial é a primeira fase legal para combater o crime. É através de parâmetros corretos aplicados nesta etapa da persecução penal, e com o posterior encaminhamento de suas conclusões, que o Ministério Público e o juiz poderão encaminhar e decidir, garantindo a Justiça e a Lei". De acordo com o desembargador, "os policiais, assim como todo aquele que venha a integrar os serviços públicos, devem se conscientizar que a missão é sempre servir, aplicando o princípio da dignidade humana no atendimento a todos os cidadãos, sem distinção de qualquer natureza".

Após o magistrado, o governador Paulo Câmara, e o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, também parabenizaram os participantes. "É motivo de satisfação saber que após os quatro meses de curso, os novos delegados e policiais serão nomeados para integrarem as instituições com a missão de promover a paz, e garantir a segurança pública com o respeito devido ao povo de Pernambuco. Parabéns a todos", disse o governador.
 
Ao final da solenidade de abertura da Aula Magna, a coordenadora estadual da Mulher e desembargadora do TJPE, Daisy Andrade, proferiu a palestra “As Relações do Poder Judiciário com a Polícia Judiciária”. O curso de formação dos policiais continuará a ser ministrado na Academia Integrada de Defesa Social (Acides).
 
Presenças -  Na cerimônia, também se pronunciaram os chefes da Polícia Científica e da Polícia Civil, Fernando Benevides e Nehemias Falcão; e o secretário estadual de Defesa Social, Humberto Freire. Além das autoridades citadas, também compuseram a mesa de honra: o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto de Freitas; a secretária estadual da mulher, Ana Elisa Sobreira; a deputada estadual e delegada, Gleide Ângelo; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberto Santana; e o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Clóvis Ramalho.
 ……………………………………………
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE 
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções