Notícias Notícias

Voltar

TJPE participa do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário

Na solenidade de abertura, o presidente do STF e do CNJ, ministro Luiz Fux, falou sobre a era digital

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira, participou, nesta quinta-feira (26), do primeiro dia do XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúne os 90 presidentes dos Tribunais do país e tem como objetivo definir as metas nacionais e específicas que devem pautar a atuação da Justiça no ano de 2021. Também participam do encontro integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário e servidores das áreas de gestão estratégica e estatística.

Durante a solenidade de abertura, o presidente do Superior Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luiz Fux, falou sobre a era digital, inclusive como um dos eixos da Justiça brasileira, e a importância do Judiciário para a sociedade. “O nosso objetivo é elevar a instituição da Justiça ao patamar de legitimidade popular, de confiança legítima do povo, de ética e de moralidade”. A corregedora nacional da Justiça, ministra Maria Thereza Assis Moura, também esteve presente e ressaltou a participação ativa das Corregedorias no encontro. “Somente com o engajamento das Corregedorias aos projetos estratégicos do Poder Judiciário teremos condições de evoluir conjuntamente o serviço público que prestamos à sociedade”, disse.

O ministro Luiz Fux foi o responsável pela Conferência Magna e abordou o tema Combate à corrupção nas instituições públicas. Na sua fala, destacou a relevância de institutos e mecanismos que combatem à corrupção, como a delação premiada, e das instituições de investigação. “O Brasil tem meios de tornar cada vez mais eficiente esse combate. É preciso que haja o endurecimento das leis e reforço à independência dos órgãos de investigação. Dentre outros meios, um muito importante é a imprensa investigativa. Ela tem um efeito preventivo para aqueles que não querem se submeter a excreção pública”, explicou. 

O presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Alte Esq Marcus Vinicius Oliveira dos Santos; a presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi; e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, concluíram a programação matutina do evento com a explanação sobre o panorama dos Tribunais Superiores -  Resultados alcançados em 2020.

No período da tarde, foram realizadas reuniões setoriais das Corregedorias e dos Segmentos de Justiça, onde foram votadas as metas nacionais e das Corregedorias. O XIV Encontro Nacional do Poder Judiciário termina nesta sexta-feira (27) com a entrega do Prêmio CNJ de Qualidade, o painel A Justiça 100% Digital e o Centro de Inteligência do Poder Judiciário e a plenária de anúncio das Metas Nacionais 2021.
...........................................................................................................
Texto e imagem: Cláudia Franco | Ascom TJPE