Notícias Notícias

Voltar

TJPE presta homenagens a 20 personalidades pernambucanas com entrega da medalha de 200 anos

Imagem de 20 personalidades pernambucanas com a entrega da medalha dos 200 anos de criação da instituição.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) homenageou, nesta terça-feira (25/01), 20 personalidades pernambucanas com a entrega da medalha dos 200 anos de criação da instituição. Na cerimônia, a comenda foi entregue pelo presidente do Judiciário pernambucano, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, no salão nobre do Palácio da Justiça.

O primeiro a receber a medalha foi o desembargador aposentado e ex-corregedor e ex-vice presidente do TJPE, Eduardo Paurá Peres. Em seguida, receberam a comenda os servidores do Tribunal: a diretora geral Márcia de Carvalho, o diretor geral adjunto Marcel Lira, o secretário de administração Francisco de Abreu, a secretária geral da Presidência, Rossana Santana de Lima, e a controladora geral Valéria Temporal.

Entre as personalidades externas ao Tribunal, os agraciados foram o advogado Urbano Vitalino Neto, o advogado e professor de Direito Fernando Augusto Lapa Guimarães, o tabelião e professor de Direito Ivanildo de Figueiredo Andrade de Oliveira Filho, a tabeliã Roseana Porto, a presidente da Unimed Recife, Maria de Loudes Correira de Araújo, o médico cirurgião plástico Moisés Wolfenson, o presidente do Rotary Club do Recife e editor, José Ubiracy Silva, o presidente da Caxangá Ágape,  Braga Sá, o empresário José Maria Onório Pessoa (Zezo), e os jornalistas Roberta Jungmann, Mirella Martins, João Alberto e Fernando Machado. 

Desembargador Fernando Cerqueira durante discurso

“Estamos aqui homenageando 20 pessoas que representam nosso estado e tem, ao longo de anos, dedicado seu trabalho à Pernambuco, valorizando seu povo e sua cultura. Todos vocês merecem essa homenagem pelo trabalho que realizaram diariamente”, declarou o desembargador Fernando Cerqueira. O presidente do TJPE também resumiu a história da criação da instituição para as pessoas presentes e destacou que o Tribunal ocupa, atualmente, o primeiro lugar em transparência e o 6º lugar em produtividade do judiciário brasileiro, de acordo com ranking do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“O sentimento é de gratidão e de dever cumprido ao receber essa medalha de 200 anos de criação do TJPE. Agradeço ao presidente Fernando Cerqueira pela homenagem e também quero parabenizá-lo pela gestão eficiente que conseguiu fazer, mesmo diante da pandemia que parou o país”, afirmou o ex-corregedor e ex-vice presidente do Tribunal, o desembargador aposentado Eduardo Paurá. 

“Receber essa homenagem é muito importante para mim não só como jornalista, mas também como ex-servidora do TJPE e como ex-assessora de comunicação do TRE-PE. A medalha é um reconhecimento também ao jornalismo diário, virtual e impresso, que é muito importante para nossa sociedade. O presidente do TJPE, Fernando Cerqueira também está de parabéns pela gestão realizada no biênio 2020-2022 e pelo conhecimento da história do Tribunal. Fiquei muito emocionada com o discurso que ele fez”, declarou a jornalista Roberta Jungman, editora e colunista social do Jornal Folha de Pernambuco.

“Ser homenageado por uma instituição como o Tribunal de Justiça é um dos destaques da minha carreira. Estou muito feliz e agradecido”, disse o jornalista e editor João Alberto, que assina coluna social há décadas no jornal Diário de Pernambuco e apresenta programa de entrevista na TV Guarapapes. 

"Receber a medalha dos 200 anos de criação do TJPE é um reconhecimento ao nosso trabalho e esforço para fazer jornalismo e divulgar notícias importantes para o povo pernambucano. É uma honra receber esse homenagem", afirmou a jornalista Mirella Martins, editora e colunista social do Jornal do Commercio.

"Para mim, é muito gratificante como empresário o reconhecimento do Tribunal, especialmente neste momento de pandemia. Conseguimos contribuir com o trabalho desenvolvido pelo Tribunal nesses dois anos e agradeço a homenagem”, disse o empresário José Maria Onório Pessoa, sócio-proprietário da produtora de TV que edita conteúdo audiovisual para o TJPE.

O futuro corregedor geral do TJPE no biênio 2022-2024, desembargador Ricardo Paes Barreto, prestigiou o evento. “As medalhas dos 200 anos foram outorgadas a pessoas realmente merecedoras pelo trabalho que realizam no Estado. Fico muito feliz em ver esse reconhecimento a diversas áreas de Conhecimento, como Direito, Artes, Comunicação e Medicina. É um momento de alegria participar da homenagem a representantes da cultura pernambucana. A atual mesa diretora está de parabéns por esse trabalho”, declarou Paes Barreto. 

…………………………………
Bruno Brito | Ascom TJPE
Foto: Armando Artoni | K9 Produções