Notícias Notícias

Voltar

TJPE prestigia solenidade de 130 anos do MPPE

Mesa da solenidade composta por autoridades
Presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, fez parte da composição da mesa da sonelidade

O chefe do Judiciário pernambucano, desembargador Fernando Cerqueira, participou nesta quinta-feira (17/6), da celebração dos 130 anos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A solenidade foi realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto com participação restrita de convidados, devido às medidas sanitárias impostas pela pandemia do Covid-19, e transmitida pelo canal oficial do YouTube da instituição.

No evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) destacou o papel fundamental do MPPE para a defesa dos interesses da sociedade e do regime democrático. “A partir da Constituição Federal de 1988, o Ministério Público deixou de ser apenas um auxiliar da Justiça para ser uma instituição independente. Um órgão que integra as funções essenciais. O verdadeiro guardião de valores democráticos”, afirmou desembargador Fernando Cerqueira, parabenizando a instituição pelos 130 anos de compromisso com a verdade e a democracia.

O chefe do Judiciário pernambucano foi um dos agraciados com o Selo Comemorativo, lançado na solenidade e entregue a autoridades e instituições que fazem parte da história do MPPE. A desembargadora Daisy de Andrade e os desembargadores Itabira de Brito Filho, Erick Simões, Evandro Magalhães Melo e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho também receberam a homenagem por integrarem a classe do Quinto Constitucional. 

Presidente do TJPE recebendo o Selo Comemorativo   Desembargadores mostrando o Selo Comemorativo recebido


O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve presente na cerimônia e falou em nome de todos os agraciados. “O início oficial dessa história remonta ao século 19, uma história diga, de admiração e respeito. O Ministério Público tem construído um sólido caminho com a sociedade, fundado na consciência da sua nobre missão, no trabalho sério e no ideal de Justiça e respeito à ordem jurídica”, disse o governador agradecendo a homenagem.

Durante o evento, houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o MPPE e o Arquivo Histórico de Pernambuco para a realização do resgate da memória institucional do órgão, o descerramento da Placa dos 130 anos e a apresentação de vídeos com depoimentos dos ex-procuradores-gerais e de autoridades.

................................................. 
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Priscilla Buhr | AMCS | MPPE