Navegação do site
Notícias
TJPE prestigia solenidade de 130 anos do MPPE
Presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, fez parte da composição da mesa da sonelidade
O chefe do Judiciário pernambucano, desembargador Fernando Cerqueira, participou nesta quinta-feira (17/6), da celebração dos 130 anos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A solenidade foi realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto com participação restrita de convidados, devido às medidas sanitárias impostas pela pandemia do Covid-19, e transmitida pelo canal oficial do YouTube da instituição.
No evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) destacou o papel fundamental do MPPE para a defesa dos interesses da sociedade e do regime democrático. “A partir da Constituição Federal de 1988, o Ministério Público deixou de ser apenas um auxiliar da Justiça para ser uma instituição independente. Um órgão que integra as funções essenciais. O verdadeiro guardião de valores democráticos”, afirmou desembargador Fernando Cerqueira, parabenizando a instituição pelos 130 anos de compromisso com a verdade e a democracia.
O chefe do Judiciário pernambucano foi um dos agraciados com o Selo Comemorativo, lançado na solenidade e entregue a autoridades e instituições que fazem parte da história do MPPE. A desembargadora Daisy de Andrade e os desembargadores Itabira de Brito Filho, Erick Simões, Evandro Magalhães Melo e Waldemir Tavares de Albuquerque Filho também receberam a homenagem por integrarem a classe do Quinto Constitucional.
![]() |
![]() |
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, esteve presente na cerimônia e falou em nome de todos os agraciados. “O início oficial dessa história remonta ao século 19, uma história diga, de admiração e respeito. O Ministério Público tem construído um sólido caminho com a sociedade, fundado na consciência da sua nobre missão, no trabalho sério e no ideal de Justiça e respeito à ordem jurídica”, disse o governador agradecendo a homenagem.
Durante o evento, houve a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o MPPE e o Arquivo Histórico de Pernambuco para a realização do resgate da memória institucional do órgão, o descerramento da Placa dos 130 anos e a apresentação de vídeos com depoimentos dos ex-procuradores-gerais e de autoridades.
.................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Priscilla Buhr | AMCS | MPPE