Notícias

Voltar

TJPE promove eventos no Dia Nacional de Adoção

Imagem de um garoto abraçando o pai. Mensagem: Adoção é mais que uam escolha. É um encontro.
 
No Dia Nacional da Adoção, celebrado na quinta-feira (25/5), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove dois eventos no Shopping Rio Mar para comemorar a data. Pela manhã, a partir das 10h, será exibida uma sessão fechada com o filme O Poderoso Chefinho, na Sala 4 do Cinemark, para 217 pessoas, sendo 175 crianças e adolescentes e 42 profissionais de 13 instituições de acolhimento do estado. No período da tarde, a partir 15h30, acontecem duas palestras, abertas ao público, sobre os temas adoção e apadrinhamento com os juízes Ricardo Leitão e Christiana Caribé, no auditório da Livraria Saraiva. Em 2016, o Judiciário pernambucano ficou entre os cinco que mais promoveram adoções no Brasil.
 
A sessão de cinema será possível a partir de uma parceria da Comissão Judiciária de Adoção de Pernambuco (Ceja TJPE) com o Shopping Rio Mar. A Ceja enviou ofício para empresas solicitando apadrinhamento para as crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento por meio do Programa Pernambuco que Acolhe. O Cinemark do Shopping Rio Mar respondeu disponibilizando sessões para o público das casas acolhedoras. “Diante da proposta, a equipe da Ceja marcou a primeira sessão de cinema numa data emblemática para a Infância, que é o Dia Nacional da Adoção”, explica a pedagoga da Ceja, Priscila Barcelos.
 
Segundo a pedagoga, ir ao cinema para essas crianças e adolescentes representa muito mais do que assistir a um filme, é uma oportunidade de sair da instituição, de passear, de interagir num momento de lazer com os amigos e colegas em outro ambiente. “As crianças e os adolescentes que estão em acolhimento institucional, normalmente experimentaram diversas formas de exclusão em suas vidas, incluindo violência, abandono e privação econômica, social e cultural. São crianças e adolescentes que muitas vezes só saem da instituição para a escola. As oportunidades de cultura e lazer para eles são poucas, então, representa um momento para vivenciar o lado lúdico da infância. É a hora ser criança”, afirma.
 
Palestras – Para a realização das palestras, a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do TJPE firmou uma parceria com a Saraiva Rio Mar Shopping. A primeira palestra será do juiz da Infância e Juventude da Comarca do Paulista, Ricardo Leitão, às 15h30. O magistrado abordará o tema “Diálogos pré-natais: os caminhos para a adoção”, enfatizando as formas legais da adoção, pré-requisitos e documentação necessária para adotar, como se inscrever no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), os perfis mais frequentes disponíveis no Cadastro e a desmistificação da adoção tardia (3 a 17 anos). “Falarei também do desenvolvimento da instituição da adoção a partir da implantação do CNA”, enfatiza Ricardo lLitão.
 
Em seguida, às 16h30, a juíza Christiana Caribé falará sobre o tema “Apadrinhamento de crianças e adolescentes: uma experiência de troca e reparação”. A magistrada explicará como funciona o programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes em Pernambuco. O programa prevê que cidadãos, empresas e entidades apadrinhem afetivamente, prestem serviços ou forneçam auxílio financeiro a crianças e jovens que vivem em instituições de acolhimento.
 
“Vou relatar a experiência enriquecedora que existe entre os padrinhos e os afilhados. Há um aprendizado nessa relação de afeto. O apadrinhamento é a ponte da criança com a sociedade, é a formação de uma história fora da instituição e a construção de uma relação que às vezes pode até evoluir para uma adoção, apesar de esse não ser o propósito. O auxílio financeiro abre uma nova perspectiva de futuro profissional para a criança. Enfim, é uma iniciativa muito positiva para os envolvidos”, avalia. O estado tem programas de apadrinhamento por comarcas e um que funciona em todo o estado para os municípios que não possuem a iniciativa, que é o Pernambuco que Acolhe.
 
Serviço – Dia Nacional da Adoção / 25 de maio
 
Manhã/Cinema
Filme: O Poderoso Chefinho
Local: Cinemark/Shopping Rio Mar
Horário: Às 10h
 
Tarde/Palestras
Temas: Adoção e apadrinhamento
Palestrantes: Juízes Ricardo Leitão e Christiana Caribé
Local: Saraiva Rio Mar Shopping
Horário: A partir das 15h30

Endereço: Avenida República do Líbano, 251, bairro do Pina, no Recife.

Campanha – Dentro da campanha "Adoção é mais que uma escolha. É um encontro", durante esta semana, a Ascom veicula uma série de reportagens especiais sobre adoção tardia e de grupo de irmãos no site e na TV TJPE. Também há conteúdo exclusivo no Facebook, no Twitter e no Instagram. Confira em nossos perfis nas redes sociais.
............................................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Imagem: Núcleos de Publicidade e Design | Ascom TJPE