Notícias

Voltar

TJPE promove palestra sobre adoção com os psicólogos Luiz Schettini e Suzana Schettini

Adulto e criança de mãos dadas

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Adoção (25/5), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) promove uma palestra com os psicólogos Luiz Schettini e Suzana Schettini com o tema “Adoção: o fundamento da convivência humana”.  O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado na quarta-feira (16/5), às 15h, no auditório do edifício Paula Baptista, localizado na Rua do Imperador Dom Pedro II, 207, bairro de Santo Antônio, no Recife.

Dentre os assuntos a serem abordados na palestra estão: a adoção precisa ser fundamento de todas as relações interpessoais; a filiação não é apenas uma resultante biológica, mas fundamentalmente uma consequência do acolhimento afetivo; a adoção é um direito de toda e qualquer criança ou adolescente; a naturalidade/legitimidade da família adotiva; e genitoras x pais.

A psicóloga Suzana Schettini destaca a relevância de eventos como este diante da necessidade de se mostrar para a sociedade a naturalidade das famílias adotivas e a legitimidade da filiação por adoção. “Quem quer adotar deve estar disposto a amar e a também ser adotado. A despeito dos ditos laços de sangue, a adoção acontece no DNA da alma, numa referência à forma como pais e filhos, que não se conheciam e já tinham histórias de vidas diversas, se encontram e convergem, pelo amor, para uma nova perspectiva de família, de dedicação e envolvimento afetivo”, afirma.

Referências

Luiz Schettini - Graduado em Teologia, Psicologia e Filosofia, desenvolve sua atividade profissional nos últimos 45 anos, em Psicologia Clínica, especialmente na área de psicoterapia de crianças e adolescentes. Nesse período, paralelamente, tem se dedicado ao ensino da psicologia em várias universidades e faculdades do estado de Pernambuco, atuando nas áreas de Psicologia Geral, Psicologia da Aprendizagem e Psicologia do Desenvolvimento. Em Psicologia Clínica, dedica-se, também, ao acompanhamento psicoterápico de pais e filhos adotivos, desenvolvendo estudos e pesquisas sobre a psicologia da criança adotada, que têm resultado em vários livros já editados. O seu trabalho também se desenvolve através de palestras, conferências e cursos ministrados no país e no exterior.

Suzana Schettini - Mestre em Psicologia Clínica na Área da Família e Interações Sociais; psicóloga Clínica, terapeuta de crianças adolescentes e adultos; professora em cursos de graduação e pós graduação. Suzana é também ex-presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad) e ex-presidente da Associação Civil Pró-Adoção Convivência Familiar do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Recife (Gead) Recife. Atualmente é diretora de Relações Públicas da Angaad e diretora de Relações Institucionais da Associação Civil Pró-Adoção Convivência Familiar Gead Recife.

Serviço: Palestra “Adoção – o fundamento da convivência humana”
Palestrantes: Psicólogos Luiz Schettini e Suzana Schettini
Local: Auditório do edifício Paula Baptista, localizado na rua do Imperador Dom Pedro II, 207, bairro de Santo Antônio, no Recife
Data: Quinta-feira (16/5) - Horário: 15h
Organização: Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)
.............................................................................................

Texto: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Imagem: iStock