Notícias Notícias

Voltar

TJPE promove solenidade de entrega da Medalha de Mérito Judiciário

Presidente e 1º vice-presidente do TJPE com homenageados
Medalha de Ordem do Mérito Judiciário foi entregue no Salão Nobre do Tribunal de Justiça de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, nesta quarta-feira (28/7), mais uma entrega da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado. A homenagem está sendo feita em grupos devido às medidas sanitárias adotadas por conta da pandemia. Desta vez, a honraria foi entregue ao general Marco Antônio Freire Gomes, no Grau Colar de Alta Distinção – referente ao ano de 2019, e a magistrados da instituição, Grau Comendador – referente ao ano de 2020. Veja aqui a lista dos agraciados.

Na ocasião, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, falou sobre a homenagem, que é feita normalmente no aniversário da instituição, mas que ficou impossibilitada de acontecer presencialmente em 2020 devido ao coronavírus. “A Medalha de Ordem ao Mérito Desembargador Joaquim Nunes Machado representa a mais alta condecoração, dentro do estado de Pernambuco, que o Judiciário presta a todas as pessoas que têm relevantes serviços prestados à Justiça, ao país e a toda sociedade. Não apenas à sociedade pernambucana, mas também à sociedade brasileira”, explicou o desembargador.

Presidente do TJPE falando sobre a Medalha
Presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, fala sobre o intuito da distinção concedida

O comandante geral do Comando Militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes, agradeceu em nome de todos os agraciados. Na sua fala, ele destacou o trabalho desenvolvido pelo exército e pelo comando do qual é responsável. “Eu me orgulho de nossas tropas terem participado de incontáveis atividades em todo país, além de inúmeras ações internacionais de paz”, disse. 

Entre os agraciados que receberam a medalha na solenidade, estava o juiz Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo. Para ele a homenagem é o reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Eu dedico essa condecoração a todos os servidores das serventias judiciárias que eu trabalhei e a minha família. É o reconhecimento de um trabalho que não é feito só por mim”, disse o magistrado. A juíza Ana Claudia Brandão de Barros Correia Ferraz também foi uma das pessoas presentes no evento. “Esta medalha estimula a gente a fazer cada vez mais pelo jurisdicionado, tentando prestar uma Justiça mais célere e eficiente”, afirmou a magistrada que possui 18 anos dedicados ao Judiciário. 

A Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado é conferida em três graus: Grão-Colar (Alta Distinção), Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. A distinção foi criada pelo TJPE, por meio da Resolução nº 17/1985. Joaquim Nunes Machado foi magistrado, líder político, herói de grandes lutas libertárias, identificado com as causas populares, tornando-se uma das figuras mais marcantes da história de Pernambuco.

............................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | Produções K9