Navegação do site
Notícias
TJPE promove solenidade de entrega da Medalha de Mérito Judiciário
Medalha de Ordem do Mérito Judiciário foi entregue no Salão Nobre do Tribunal de Justiça de Pernambuco
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou, nesta quarta-feira (28/7), mais uma entrega da Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado. A homenagem está sendo feita em grupos devido às medidas sanitárias adotadas por conta da pandemia. Desta vez, a honraria foi entregue ao general Marco Antônio Freire Gomes, no Grau Colar de Alta Distinção – referente ao ano de 2019, e a magistrados da instituição, Grau Comendador – referente ao ano de 2020. Veja aqui a lista dos agraciados.
Na ocasião, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, falou sobre a homenagem, que é feita normalmente no aniversário da instituição, mas que ficou impossibilitada de acontecer presencialmente em 2020 devido ao coronavírus. “A Medalha de Ordem ao Mérito Desembargador Joaquim Nunes Machado representa a mais alta condecoração, dentro do estado de Pernambuco, que o Judiciário presta a todas as pessoas que têm relevantes serviços prestados à Justiça, ao país e a toda sociedade. Não apenas à sociedade pernambucana, mas também à sociedade brasileira”, explicou o desembargador.
Presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, fala sobre o intuito da distinção concedida
O comandante geral do Comando Militar do Nordeste, general Marco Antônio Freire Gomes, agradeceu em nome de todos os agraciados. Na sua fala, ele destacou o trabalho desenvolvido pelo exército e pelo comando do qual é responsável. “Eu me orgulho de nossas tropas terem participado de incontáveis atividades em todo país, além de inúmeras ações internacionais de paz”, disse.
Entre os agraciados que receberam a medalha na solenidade, estava o juiz Luiz Carlos Vieira de Figueirêdo. Para ele a homenagem é o reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Eu dedico essa condecoração a todos os servidores das serventias judiciárias que eu trabalhei e a minha família. É o reconhecimento de um trabalho que não é feito só por mim”, disse o magistrado. A juíza Ana Claudia Brandão de Barros Correia Ferraz também foi uma das pessoas presentes no evento. “Esta medalha estimula a gente a fazer cada vez mais pelo jurisdicionado, tentando prestar uma Justiça mais célere e eficiente”, afirmou a magistrada que possui 18 anos dedicados ao Judiciário.
A Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado é conferida em três graus: Grão-Colar (Alta Distinção), Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. A distinção foi criada pelo TJPE, por meio da Resolução nº 17/1985. Joaquim Nunes Machado foi magistrado, líder político, herói de grandes lutas libertárias, identificado com as causas populares, tornando-se uma das figuras mais marcantes da história de Pernambuco.
............................................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Fotos: Armando Artoni | Produções K9