Notícias Notícias

Voltar

TJPE realiza a entrega de Medalha do Mérito Judiciário

Evento de entrega das medalhas no Salão Nobre, do Palácio da Justiça

Na quarta-feira (4/8), mais nove agraciados receberam a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado. A solenidade, promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), está sendo realizada em etapas, obedecendo às medidas restritivas adotadas em virtude da pandemia. A homenagem aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Justiça, com a entrega das honrarias concedidas no ano de 2020, por ocasião do aniversário do Tribunal, mas que, na ocasião, não pôde acontecer de forma presencial.

Em seu discurso, o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, falou sobre a alegria de poder realizar pessoalmente a entrega da homenagem e ressaltou o momento de esperança que está sendo vivenciado pelo avanço da vacinação no estado. “Estamos tendo momento de alento e esperança de voltar a desfrutar da liberdade que precisamos para viver a vida com felicidade e alegria, que estava sendo dificultado por esse vírus que já ceifou a vida de tantas pessoas. É uma satisfação conceder a Medalha de Ordem ao Mérito Desembargador Joaquim Nunes Machado, que representa a mais alta condecoração do Poder Judiciário. Todas as senhoras e senhores agora fazem parte da família do Judiciário pernambucano que trabalha pelo bem-estar de toda a sociedade”, enfatizou.

O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Carlos Gil Rodrigues Filho, discursou em nome de todos os homenageados e fez menção à memória do ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. “É com muita afeição ao Tribunal de Justiça do nosso estado que recebemos essa Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, por tão relevante corpo de julgadores que fortalecem a democracia com a atuação marcada pela produção de justiça social e a dignidade de todos. Profundamente honrados, gostaríamos de externar a nossa mais profunda alegria e gratidão por nos ser conferida tamanha distinção neste dia tão especial. Recebemos a distinção com muita responsabilidade”, agradeceu. 

A servidora Renata Arruda, uma das agraciadas no grau Cavaleiro, ressaltou que a homenagem se estende aos membros de toda a equipe da qual faz parte. “Recebo com muita honra essa medalha, pois ter o trabalho reconhecido é muito gratificante. Queria registrar que essa medalha é o reconhecimento do trabalho de uma equipe inteira. Um excelente trabalho que vem sendo desenvolvido na Ouvidoria Geral pelo desembargador Eduardo Sertório e que contagiou a todas as pessoas”, destacou.

Honraria - A Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado é conferida em três graus: Grão-Colar (Alta Distinção), Grande Oficial, Comendador e Cavaleiro. A distinção foi criada pelo TJPE, por meio da Resolução nº 17/1985. Joaquim Nunes Machado foi magistrado, líder político, herói de grandes lutas libertárias, identificado com as causas populares, tornando-se uma das figuras mais marcantes da história de Pernambuco.
....................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Foto: Ademar Filho | Produções K9