Notícias

Voltar

TJPE realiza capacitação de conciliadores e mediadores selecionados

 
Curso forma voluntários para atuar nas Centrais de Conciliação, Mediação e Arbitragem e nas Casas de Justiça e Cidadania no estado a partir de janeiro de 2016
 
 
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) iniciou na quarta-feira (10/12) a capacitação dos 60 voluntários, entre conciliadores e mediadores, selecionados para atuarem nas funções de conciliadores e mediadores nas Centrais de Conciliação, Mediação e Arbitragem e nas Casas de Justiça e Cidadania no estado a partir de janeiro. Ao todo 903 candidatos se inscreveram para preencher as 228 vagas oferecidas pelo Judiciário estadual. Depois dessa fase, eles farão o curso sobre sistema mediador e outro de cunho prático, exercendo as atividades pertinentes, também em janeiro.
 
"O curso tem a parte teórica com duração de 40h e é complementado com uma parte prática, o que promove aos voluntários selecionados o aprendizado de técnicas de mediação. A atuação traz uma experiência enriquecedora", explica o instrutor e gerente-geral da Coordenadoria do Sistema de Resolução Consensual do TJPE, Adriano Costa.
 
Nesse primeiro curso, o cronograma prevê aulas pela manhã e à tarde, na sede da Escola Judicial, até o dia 21 de dezembro. No dia 22, eles serão submetidos à parte final, denominada Lavratura de Acordos. A capacitação dos conciliadores e mediadores é um pré-requisito ao exercício das atividades, conforme definido na Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Advogada formada pela Universidade Católica de Pernambuco, há 5 anos atuando na área de Direito de Família, Laura Borba conta que, em seu trabalho, muitos conflitos entre as partes podem ser resolvidos de forma consensual sem ter que adentrar com ações na Justiça, o que demanda mais tempo e desgaste emocional. "Estou aqui para aprender técnicas consensuais, que envolvem não só questões legais como também emocionais".
 
..................................................................................
 
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE
 
Fotos: Assis Lima | Ascom TJPE