Notícias

Voltar

TJPE realiza Jornada Conciliatória na Comarca de Ipojuca

Senhora é atendida no ônibus da Justiça Itinerante
Para a VI Jornada Conciliatória do TJPE, foram selecionados 75 processos. A ação foi realizada no ônibus da Justiça Itinerante, que ficou estacionado em frente ao Fórum da Comarca

Segue, até esta quinta-feira (14/12), a Jornada Conciliatória do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) na Comarca de Ipojuca. Com o objetivo de solucionar os conflitos através de mediação e conciliação, a ação teve início nessa quarta (13/12) e é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), com o apoio da Presidência do Tribunal. No total, está prevista a realização de 75 audiências no ônibus da Justiça Itinerante, unidade móvel utilizada para facilitar o acesso da população aos serviços prestados pelo Judiciário estadual.

Os acordos da Jornada Conciliatória são homologados pela diretora do Fórum de Ipojuca e juíza titular da 1ª Vara Cível da Comarca, Ildete Veríssimo de Lima, e pelo juiz da 2ª Vara Cível de Ipojuca, Eduardo José Loureiro Burichel. Representaram o Nupemec, a gerente de Tratamento de Demandas Repetitivas e Grandes Eventos, Ana Elisabeth Carneiro; as conciliadoras Silvana Calabria e Marcela Freire, ambas do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Recife; além de Ana Carla Magalhães e Edson Dias.

A ação conciliatória é fruto de atividade conjunta entre o TJPE, uma construtora e as demais partes. O ônibus da Justiça Itinerante fica estacionado em frente ao Fórum de Ipojuca. A juíza Ildete Veríssimo elogiou o evento, destacando os ótimos resultados que vem alcançando na sua unidade judiciária através da conciliação. “Estou muito satisfeita com a iniciativa. O Tribunal, através da atual mesa diretora, está de parabéns por realizar este evento tão importante para a população”, afirmou a magistrada.

O juiz Eduardo Burichel ressaltou a rapidez e a eficácia da Jornada Conciliatória e da presença do ônibus da Justiça Itinerante no Fórum de Ipojuca. “O ônibus é uma importante ferramenta para fomentar a prática da conciliação, aproximando o Judiciário do jurisdicionado”, disse.

Juízes Ildete Veríssimo e Eduardo Burichel acompanhados da equipe do Nupemec do Tribunal (Ana Elisabeth Carneiro, Silvana Calabria, Marcela Freire, Ana Carla Magalhães e Edson Dias)

Juízes Ildete Veríssimo e Eduardo Burichel acompanhados da equipe do Nupemec do Tribunal (Ana Elisabeth Carneiro, Silvana Calabria, Marcela Freire, Ana Carla Magalhães e Edson Dias)

Esta é a segunda vez que a Jornada Conciliatória é realizada com o apoio do ônibus da Justiça Itinerante, explica a gerente Ana Elisabeth. “O ônibus foi inaugurado durante a Jornada na Comarca de São Lourenço da Mata realizada em outubro. No evento, alcançamos um índice de mais de 50% de conciliações efetuadas. Neste domingo, dia 17, estaremos na Comunidade Ilha do Joaneiro, no Recife, também realizando mediações de conflitos”, lembrou.

Na ocasião, em Ipojuca, a senhora Marinalva Vasconcelos, 65 anos, afirmou estar muito satisfeita com a oportunidade de tentar acordo em seu processo judicial. “Eu estou me sentindo muito à vontade e achei muito interessante a realização desta jornada de conciliação”, afirmou.

................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Foto: Anderson Freitas | Maker Mídia