Notícias Notícias

Voltar

TJPE realiza lançamento de primeiro livro da Acmepe - Receitas e Memórias de Gastronomia

 

No Palácio da Justiça, sede do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), localizado na Praça da República, centro do Recife, foi promovido o lançamento do livro ""Acmepe - Receitas e memórias de gastronomia" no final da tarde da quarta-feira (7/12). A coordenação da publicação é da presidente da Associação dos Cônjuges dos Magistrados Estaduais de Pernambuco - Acmepe, e subprocuradora-geral de Justiça de Pernambuco, Zulene Santana de Lima Noberto, e de Rossana Santana de Lima.

No evento, 200 exemplares do livro de 284 páginas foi distribuído ao público que lotou o Salão Nobre, espaço do 2º andar onde o lançamento foi realizado. O livro conta com prefácio escrito pelo presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira; apresentação de autoria do assessor de Comunicação Social do TJPE, jornalista Joezil Barros, e uma epifânia sobre a arte da Gastronomia, elaborada pela empresária Celinha Batista, presente ao evento. A publicação também tem introdução elaborada pela sócia da Acmepe, Neide Maria Pereira Marques de Barros.

A cerimônia foi iniciada com o pronunciamento do presidente do TJPE, Fernando Cerqueira, que declarou ser a Acmepe "o braço social do Judiciário estadual, pois como entidade sem fins lucrativos, beneficia os integrantes mais humildes do TJPE, bem como a população mais pobre do estado há 40 anos". 

O desembargador citou como um dos exemplos da atuação filantrópica da entidade o apoio histórico à formação da Orquestra Criança Cidadã, conhecida hoje, nacional e internacionalmente, pelos jovens moradores de áreas de grande vulnerabilidade social. Ele também falou sobre a entrega permanente de donativos da Acmepe aos Hospital do Câncer de Pernambuco e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, entre outros, o que foi intensificado em 2020, ano em que a pandemia do novo coronavírus (Covid -19) afetou o mundo e o Brasil duramente.  

Outra medida destacada, graças a intermediação da presidência da Acmepe e sua diretoria, por Fernando Cerqueira, foi a entrega, por uma grande usina, de tonéis de álcool-gel, possibilitando a disponibilização desse produto, essencial para evitar a contaminação pela Covid-19, a todos os órgãos e unidades do Poder Judiciário estadual.

Em sua fala, o presidente do TJPE agradeceu ao governador Paulo Câmara e ao diretor da Cepe, jornalista Ricardo Leitão, por viabilizar a impressão do livro "Acmepe - Receitas e memórias de gastronomia" pela Companhia Editora de Pernambuco - Cepe. "Sem dúvida, o lançamento desta obra é um legado para o futuro do Poder Judiciário e da Acmepe", afirmou.

Após o recebimento de um presente por um grupo de sócias da Acmepe, a presidente da Acmepe, Zulene de Lima Noberto, também se pronunciou e falou da luta para "cumprir a missão da entidade em tornar visíveis àqueles invisíveis mesmo em tempos de pandemia, quando todo um projeto de gestão não pôde se tornar realidade em 2020". De acordo com ela, o trabalho social em hospitais públicos foi a prioridade em sua administração através da entrega de donativos como roupas; fraldas para adultos; máscaras; equipamentos de proteção individual (EPIs); dentre outros, com a colaboração de "grandes parceiros".

A diretora do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, juíza Paula Malta, durante a solenidade, leu uma carta, redigida pela sócia da Acmepe Socorro Pedrosa, homenageando e agradecendo  Zulene de Lima Norberto. Após o encerramento formal do evento pelo presidente do TJPE, o público foi convidado a participar de um coquetel. Durante os intervalos da solenidade, o violinista Reuel Gomes da Silva apresentou diversas canções populares, e clássicas.

Presenças - Além das já citadas, dentre as autoridades que prestigiaram o lançamento da obra "Acmepe - Receitas e memórias de gastronomia" estiveram:  os desembargador Antônio de Melo e Lima, e Sílvio Neves Baptista Filho; o coordenador do Núcleo de Precatórios do TJPE, juiz Henrique Dias; o assessor especial da Presidência do TJPE, juiz Frederico Thompson; o representante da diretoria da Cepe, Armando Lemos; e a prefeita de Cumaru, Mariana Mendes de Medeiros.

……………………………………………….
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE 
Fotos: Armando Artoni | K9 Produções