Notícias Notícias

Voltar

TJPE será sede do 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça

Pernambuco será sede do 120º Encontro de Presidentes de Tribunais de Justiça, que este ano tem como tema "A Autonomia e independência administrativa e financeira do Poder Judiciário dos Estados". O evento começa nesta quarta-feira (3/11), às 17h, e segue até a sexta-feira (5/11). Na ocasião, a Capital pernambucana deve receber, além dos chefes dos Tribunais de Justiça dos Estados brasileiros, do Distrito Federal e dos Territórios, diversas autoridades convidadas para discutir o aprimoramento do Judiciário brasileiro.

A abertura do evento acontece no Salão Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco, no Palácio da Justiça, sede do TJ pernambucano, na Praça da República, Bairro de Santo Antônio – Recife e contará com o pronunciamento do presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Luiz Fux. Nos demais dias, os trabalhos sobre os temas atuais relativos à Justiça serão realizados no auditório da Escola Judicial de Pernambuco – Esmape, localizada na Rua Desembargador Otílio Neiva Coêlho, s/n - Ilha Joana Bezerra - Recife.

“É motivo de muito orgulho para nós do Judiciário pernambucano sediar um encontro que congregará representantes de toda a Justiça brasileira. Significa o reconhecimento de que o estado avançou e continua se desenvolvendo na busca pelo aprimoramento de suas ações para atender de forma efetiva o jurisdicionado. Nesse período, trocaremos experiências de inovações tecnológicas desenvolvidas com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que nos permitiram servir ao cidadão nesse período tão crítico e triste da pandemia da Covid 19. O implemento de projetos que atenderam a população, promovendo mais dignidade e cidadania para o jurisdicionado, e a priorização do papel social da Justiça também terão destaque. Unimos esforços e estamos construindo um novo capítulo do Judiciário brasileiro”, destaca o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Fernando Cerqueira.

A programação do encontro envolve discussões e apresentações de trabalhos sobre os novos rumos do Judiciário; ajustes no desenvolvimento de iniciativas; papel das instituições superiores da Justiça brasileira para a evolução do trabalho realizado pela Justiça de cada estado; ações pioneiras e os seus resultados; entrega de Medalhas Comemorativas do Mérito Judiciário, alusivas às celebrações dos 200 Anos de Criação do Tribunal da Relação de Pernambuco, pelo Alvará Régio de 06 de fevereiro de 1821; discussão sobre autonomia financeira dos Tribunais de Justiça; pauta comum em relação aos projetos do Congresso Nacional; e estruturação física e de pessoal do novo Conselho. Confira todas as ações do evento AQUI.

................................................................................
Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Arte: Núcleo de Publicidade e Design | Ascom TJPE