Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Toma posse novo desembargador do TJPE

Posse ocorreu no Gabinete da Presidência que estava lotado
Gabinete da Presidência do TJPE recebeu grande público para solenidade

Tomou posse formal, na tarde desta terça-feira (13/12), o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Demócrito Ramos Reinaldo Filho. A cerimônia aconteceu no Gabinete da Presidência, localizado no bairro de Santo Antônio, no Recife. O juiz foi eleito para o cargo pelo critério de merecimento. A eleição ocorreu em razão do falecimento do desembargador Roberto Ferreira Lins. O resultado se deu em unanimidade de votos pelo Pleno do Judiciário pernambucano. Confira mais fotos da solenidade no Flickr do TJPE.

No discurso de agradecimento, o desembargador Demócrito Reinaldo Filho relembrou as dificuldades do início da magistratura e falou da satisfação em ser eleito por seus pares. “Para mim é uma satisfação adicional chegar ao Tribunal de Justiça com esse beneplácito, com esse reconhecimento de ter sido ungido para o cargo de desembargador pela totalidade dos votos”, destacou. O magistrado também agradeceu aos demais desembargadores pelos ensinamentos da época em que ainda atuava como substituto. “Aprendi a admirá-los, todos eles foram meus conselheiros nessa jornada, e essa admiração hoje se torna em uma fraterna e sincera amizade.”

O novo componente da Corte completou afirmando o compromisso de desempenhar um bom trabalho junto à instituição. “Tenho noção da responsabilidade que os senhores me outorgaram, que é chegar nesta Casa com essa votação tão expressiva. O meu único propósito é colaborar com os senhores, na gestão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, para mantermos as tradições desta Casa de Justiça e, acima de tudo, o nome e a grandeza deste Tribunal.”

Desembargador Demócrito Filho assina termo de posse
Desembargador Demócrito Reinaldo Filho

Para o desembargador Jones Figueiredo, decano do Tribunal, a personalidade vanguardista de Demócrito Reinaldo Filho sempre foi muito presente. “Vossa excelência sempre pensou à frente do seu tempo. Como juiz, sempre foi capaz de fazer do Direito um sentimento de realidade, a expressão maior de Justiça. Sua posição vanguardista o colocou doutrinador e jurista de grandes temas novos como a informática judiciária, por exemplo, sendo um dos pioneiros do judiciário estadual.”

O presidente do TJPE encerrou a cerimônia parabenizando Demócrito Reinaldo Filho e todos os seus familiares pela eleição unânime no Judiciário estadual. “Todos nós, magistrados, estamos também de parabéns porque vossa excelência saberá honrar as tradições desta Casa. Desejo, portanto, muito sucesso nessa nova missão a que foi conduzido pela vontade plena e integral do Tribunal Pleno do Poder Judiciário de Pernambuco”, finalizou.

Trajetória – Demócrito Reinaldo Filho é juiz titular da 32ª Vara Cível da Capital. Tem 24 anos de atuação marcante na magistratura, iniciada em dezembro de 1991, na Comarca de Riacho das Almas, assumindo posteriormente, o Juizado em Caruaru, e as Comarcas de Cumaru, Passira, Carpina e Recife. O magistrado é mestre e doutor em Direito. Na eleição, realizada na segunda-feira (12/12), o novo desembargador obteve 48 votos. Em segundo lugar, ficou o juiz Isaías de Andrade Lins Neto, com 45, e em terceiro, o juiz Honório Gomes do Rego Filho, com 44.
..................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Agência Rodrigo Moreira