Notícias

Voltar

Com protagonismo infanto-juvenil, Ascom TJPE publica campanha sobre direitos de crianças e adolescentes

Foto de rosto de menino em ângulo fechado

"Print" de postagem feita no perfil @tjpeoficial no Instagram, onde o primeiro de seis vídeos foi visualizado mais de 1 mil vezes em menos de 12 horas

A Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ascom/TJPE) iniciou a divulgação de campanha sobre direitos de crianças e adolescentes produzida a partir do conceito de protagonismo infanto-juvenil. De 4 a 20 de junho, sempre as terças e quintas, seis vídeos passam a ser disponibilizados nos perfis do Judiciário estadual nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter. O material é resultado da iniciativa “Luz, Câmera e Criança em Ação”, desenvolvida, em fevereiro, pela Ascom em parceria com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e tem o objetivo de aproximar Judiciário e população a partir do compartilhamento de informação útil à sociedade.

Para a realização do trabalho, a Ascom contou com o apoio de 90 protagonistas mirins com idades entre 3 e 15 anos. Os participantes são filhos, netos, sobrinhos, primos e afilhados de servidores do Judiciário estadual de diversas comarcas de todas as regiões do Estado, do Sertão ao Litoral. O produto final fará parte da exposição itinerante “Crianças e Adolescentes: sujeitos de direitos com prioridade absoluta”, organizada pela CIJ/TJPE a ser divulgada em breve.

“A instituição Poder Judiciário de Pernambuco é feita por pessoas. Em meio aos desafios de trabalhar a Comunicação pública voltada à prestação de serviço à sociedade, de formas clara e objetiva, fazendo uso de linguagem acessível, estamos desenvolvendo campanhas que contam com o total apoio de servidores e magistrados do TJPE. Foi assim com materiais sobre o concurso público, onde integrantes do Tribunal ofereceram aulas com dicas para as provas via web; e sobre a campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, na qual servidoras voluntárias interpretaram trechos de depoimentos presentes em processos julgados em Pernambuco. Outras ações e reportagens virão, e espero que possamos contar ainda mais com o apoio de quem faz o TJPE e da sociedade”, declara o assessor de Comunicação Social do TJPE, o jornalista Francisco Shimada.

Três mulheres, duas crianças e um homem sorriem em foto posada

Servidora Ana Paula (camisa vermelha) com o filho Nícolas; integrantes da Ascom e da CIJ; e mais participantes da ação

“Da mesma forma que sou muito presente na vida do meu filho, na escola, por exemplo, vi na campanha 'Luz, Câmera, Criança em Ação' uma forma de ele também se fazer presente no meu mundo, neste caso, no meu trabalho. Acho fundamental Nícolas saber onde trabalho, ir de vez em quando lá. No início da gravação, como ele tinha acabado de acordar, ficou um pouco desconfiado, meio tímido. Mas, quando chegou uma outra criança, ele se soltou, brincou, correu e ficou muito à vontade. Sempre que tiver outras iniciativas do TJPE com os nossos filhos, eu irei inscrever ele, com maior prazer", destacou a servidora Ana Paula Freitas, mãe de Nícolas, lotada na 2ª Vara dos Executivos Fiscais Estaduais, à época das gravações.

Confira o vídeo com legenda abaixo:

Além do site www.tjpe.jus.br, as campanhas produzidas pela Ascom TJPE são disponibilizadas nos perfis oficias do Judiciário nas redes sociais, além do canal no YouTube. Pelas redes, a Assessoria de Comunicação também divulga boas práticas e iniciativas de magistrados e servidores, notícias do TJPE, transmite julgamentos e compartilha conteúdos produzidos com outros órgãos, a exemplo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Peças gráficas, como cartazes e panfletos, ficam disponíveis em prédios públicos, instituições privadas e em meios de transporte coletivo.

..............................................................................................................
Texto: Redação | Ascom TJPE
Fotos: “Print” de rede social e Gleber Nova | Esmape TJPE