Notícias

Voltar

Desembargadores recebem Título de Cidadão de Timbaúba

Da esquerda para a direita (com o título), os desembargadores Bartolomeu Bueno, Jovaldo Nunes e Josué de Sena

O título de Cidadão de Timbaúba foi concedido a três desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os magistrados Bartolomeu Bueno, Jovaldo Nunes e Josué Sena receberam a honraria, às 19h, na sexta-feira (10/11), na Câmara Municipal de Timbaúba (Casa Doutor Manoel Borba), localizada no centro do município.  O presidente da Câmara, vereador Josinaldo de Aráujo, foi o responsável pela concessão do título aos desembargadores.

Josué de Sena- Josué Antônio Fonseca de Sena nasceu em Goiana-PE. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1974. Exerceu o magistério de História, atuou como advogado e assessor jurídico municipal. O ingresso na magistratura pernambucana aconteceu em fevereiro de 1983, sendo designado para a Comarca de Custódia, e removido para a Comarca de Passira em abril de 1985. Em 1987, o magistrado foi promovido por antiguidade para a 2ª Entrância, atuando na Comarca de Barreiros até 1991, quando foi removido para a Comarca de Timbaúba. A promoção para a 3ª Entrância aconteceu em dezembro de 1991, pelo critério de antiguidade. Ele coordenou os Juizados Cíveis do Recife e integrou um grupo especial de agilização de feitos em varas cíveis da capital. Em 2001, assumiu a titularidade da 26ª Vara Cível do Recife. Josué Sena foi nomeado desembargador do TJPE, por antiguidade, no dia 28 de outubro de 2009.

Bartolomeu Bueno - Bartolomeu Bueno de Freitas Morais nasceu em Afogados da Ingazeira-PE. É filho de Maria Freitas Pedrosa e José Pereira de Morais.Tornou-se Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife em 1978, tendo atuado como advogado até o ano de 1982, quando foi aprovado em concurso público para o cargo de juiz de direito, e nomeado em 28 de outubro de 1982 para a Comarca de Exu. Ainda na 1ª Entrância, atuou nas Comarcas de Palmeirina e Lagoa dos Gatos. Na 2ª Entrância, o magistrado atuou em Olinda, Garanhuns e Petrolina, até voltar para a Comarca Olindense, em 1987, onde permaneceu como juiz titular até 1991. Nesse mesmo ano, foi promovido para a 3ª Entrância, período em que exerceu, durante dez anos, o cargo de Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital. O magistrado, pelo critério de merecimento, é desembargador do TJPE desde 22 de janeiro de 2001.

Jovaldo Nunes - Jovaldo Nunes Gomes nasceu na cidade de Emas-PB, então distrito e hoje termo judiciário da Comarca de Piancó. Aos 16 anos, migrou para Pernambuco, fixando residência, até hoje, em Olinda. Antes de se tornar magistrado, Jovaldo Nunes foi serventuário de Justiça, de 1967 a 1982. Estudou na Faculdade de Direito de Olinda, tendo concluído o curso em 1975. O ingresso na magistratura pernambucana aconteceu em 1982. Sua primeira comarca foi Betânia e, depois, Riacho das Almas, ambas de 1ª Entrância. Foi promovido, em dezembro de 1985, por antiguidade, para juiz substituto de 2ª Entrância, atuando nas Comarcas de Jaboatão dos Guararapes e Petrolina. Em 1989, foi promovido por merecimento a juiz substituto da 3ª Entrância, tornando-se titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital. Jovaldo Nunes é desembargador do TJPE desde 2001, ano em foi promovido por merecimento.
.......................................................................................
Redação  |  Ascom TJPE