Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Tribunal lança exposição fotográfica e museu virtual em homenagem ao escultor Bibiano Silva

A exposição fotográfica ficará aberta de 25 de janeiro a 8 de fevereiro

A exposição está no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça, no bairro de Santo Antônio

A carreira e as obras do escultor pernambucano Bibiano Silva (1889-1969) podem ser conferidas a partir de dois trabalhos lançados nessa quarta-feira (25/1), no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça. No espaço, foi inaugurada, às 17h, uma exposição fotográfica do trabalho do artista que tem várias de suas obras expostas no Palácio da Justiça, como a “Justiça e o Homem” e “A Justiça e a Família”, localizadas no alto da fachada do prédio. Também foi lançado um Museu Virtual, um site em homenagem ao escultor, que conta um pouco da história e revela as esculturas do artista espalhadas por vários estados brasileiros. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, participou da solenidade. Confira mais fotos no Flickr do Judiciário estadual.

A exposição de fotografias é de autoria do fotógrafo Manoel Chaves, que trabalha nesse projeto há um ano e quatro meses. A mostra ficará aberta para visitação de 25 de janeiro a 8 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. “Conheci o trabalho de Bibiano e me encantei com o realismo da suas esculturas, a sensitividade de reproduzir os mínimos detalhes do corpo, como a musculatura e a expressão do olhar. Ele tem esculturas espalhadas por todo o Brasil, duas das mais monumentais estão no Palácio da Justiça e as fotografias dessas obras ficarão a mostra na exposição, permitindo a um maior número de pessoas o acesso ao trabalho desse artista”, afirmou.

A neta do artista Bibiano Silva e o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, durante o evento

O Museu Virtual, além de contar a história do escultor e mostrar a dimensão do seu trabalho, é um espaço que tem como objetivo localizar mais esculturas de Bibiano expostas nos diversos estados brasileiros. Segundo o autor do site, o web designer Mavi Pugliese, a proposta é ampliar o acervo catalogado do artista. “A partir do envio de fotos de esculturas de Bibiano para o site, iremos mapear, fotografar e expor mais de sua obra na nossa página”, observou.

Para a neta do escultor e coordenadora do museu virtual, Anna Cecília Silva Jácome, a exposição fotográfica e o lançamento do site representam a realização de um sonho. “Fizemos um trabalho de pesquisa enorme para que a obra desse grande artista fosse divulgada e não caísse no esquecimento. Fico muito feliz que o lançamento tenha acontecido no Palácio da Justiça e quero agradecer a delicadeza com que fomos recebidos pela Presidência do Tribunal, que acolheu a nossa ideia com entusiasmo”, revelou.

O fotógrafo Manoel Chaves reponsável pela exposição fotográfica das obras do artista

O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, destacou a importância do escultor para a arte brasileira. “A vocação desse artista supera o seu tempo porque suas esculturas sempre vão despertar um grande encantamento. Ele é reconhecido nacionalmente pela qualidade das suas obras. Então, é uma honra que o Judiciário seja o palco dessa exposição até porque foi aqui que Bibiano esculpiu obras importantes da sua carreira”, disse.

Artista - O mestre-escultor pernambucano Bibiano Silva (1889-1969), foi professor e um dos fundadores da Escola de Belas Artes de Pernambuco, sendo seu primeiro diretor. Juntou o ateliê a uma marmoraria onde se produziam esculturas de grande porte e obras tumulares, difundindo a arte da escultura em diversos estados do Brasil.

Serviço - Exposição Fotográfica

Período: 25 de janeiro a 8 de fevereiro
Horário: das 7h às 18h
Local: Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça
Endereço: Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio, no Recife (PE)

......................................................................................................................
Texto: Ivone Veloso  |  Ascom TJPE
Fotos: Anderson Freitas | Ascom TJPE