Notícias

Voltar

Vara Criminal de Araripina é instalada

O presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, no momento do descerramento da placa, dentre magistrados, servidores e população

A população da Comarca de Araripina, no sertão pernambucano, passa a ser atendida por mais uma unidade judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Nessa segunda-feira (25/9), o presidente do Judiciário estadual, desembargador Leopoldo Raposo, instalou a Vara Criminal do Fórum Doutor Francisco Muniz Arraes. O magistrado estava acompanhado do desembargador Antônio Carlos Alves da Silva; do diretor do Foro, juiz Clécio Camêlo; do vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), juiz Gleydson Lima; do diretor-geral Ricardo Lins; de servidores; e de representantes do Executivo e do Legislativo, da Ordem dos Advogados do Brasil e da Defensoria Pública.

Em fala inicial, o diretor do Foro, juiz Clécio Camêlo, destacou os avanços alcançados pelo Judiciário em Araripina. “Os olhos da atual gestão do TJPE estão voltados para a nossa região. Os 20 juízes de minha turma vieram para o Sertão de Pernambuco. Com o concurso, mais servidores virão para cá. E, com a instalação desta vara Criminal, traremos mais celeridade para a Justiça”, lembrou o magistrado, responsável pela 2ª Vara Cível. A Vara Criminal de Araripina fica sob a responsabilidade da juíza Angélica Chamon, que acumula a 1ª Vara Cível, auxiliada pelo juiz Fernando Rapette.

Na sequência, o presidente do TJPE, desembargador Leopoldo Raposo, agradeceu o empenho de magistrados, servidores e parceiros responsáveis pela instalação da Vara Criminal de Araripina, abordou o papel da Justiça e os resultados alcançados pelo Judiciário estadual. “O Judiciário tem de estar perto da população, ser rápido e oferecer condições dignas de atendimento e trabalho. Temos um papel de pacificação e, com a instalação desta unidade a exemplo de outras, vamos contribuir para a diminuição da criminalidade em nosso Estado”, destacou o magistrado, após declarar instalada a unidade.

Os desembargadores Antônio Carlos Alves e Leopoldo Raposo ao lado da deputada estadual Socorro Pimentel e do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel

A solenidade de instalação da Vara Criminal de Araripina contou com a presença do prefeito Raimundo Pimentel; do presidente da Câmara, Evilásio Mateus; da deputada estadual Socorro Pimentel; do defensor público George Freitas; e da presidente da Subseccional da OAB-PE em Ararripia, Gabriela Batista. Também na segunda (25/9), mas à tarde, ocorreu a instalação da Vara Criminal de Salgueiro. Já na terça (26/9), às 10h, são realizadas a inauguração da nova estrutura do fórum de Cabrobó e a instalação da 2ª Vara da localidade. Durante a gestão do desembargador-presidente Leopoldo Raposo, em fevereiro de 2016, 23 unidades do TJPE foram inauguradas, restauradas ou reformadas.

Até fevereiro de 2018, a previsão é de entrega de mais 11 obras, incluindo os fóruns de Goiana, Tracunhaém, Taquaritinga do Norte, Agrestina, Custódia, Tabira, Santa Maria da Boa Vista e Canhotinho, com alcance nas zonas da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco. Também nesse período, está previsto o início das construções dos fóruns de Pombos, Itamaracá, Toritama, Bonito, Bezerros e Limoeiro. Essas ações integram as políticas de priorização do primeiro grau e de humanização e melhoria das unidades.
..................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Edilberto Rocha do Amaral | Agência Rodrigo Moreira