Notícias

Voltar

Vara da Infância e Juventude de Jaboatão realiza encontro de pretendentes à adoção

A Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jaboatão dos Guararapes promove nos dias 5 e 6 de junho o 12º Encontro de Pretendentes à Adoção.  O objetivo da iniciativa é preparar psicossocial e juridicamente os interessados em adotar crianças e adolescentes. O encontro acontece no Fórum Henrique Capitulino, localizado na Rodovia BR-101 Sul, km 80, bairro de Prazeres, a partir das 13h.

A participação no Encontro de Pretendentes garante aos candidatos a certificação necessária para ser inserido no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). O evento atende os pretendentes de Jaboatão, além dos oriundos de comarcas circunvizinhas. No total participam do encontro 33 pessoas provenientes de Jaboatão e Olinda. A preparação de pretendentes à adoção passou a ser obrigatória a toda pessoa que procure a Justiça com a intenção de adotar uma criança ou um adolescente, a partir da vigência da Lei 12.010 de 2009.

A equipe interprofissional da Vara abordará os aspectos jurídicos, psicológicos, pedagógicos e sociais da adoção por meio de debates, palestras, vídeos e uma peça de teatro. Segundo a coordenadora da equipe interprofissional da unidade, a pedagoga Elisama Costa, o encontro é um momento importante não só para esclarecer as dúvidas dos participantes sobre o tema, mas também para combater alguns preconceitos em relação a adoções tardias e interraciais.

"A peça tratará de uma forma lúdica exatamente dos preconceitos e ideias preconcebidas sobre o ato de adotar. Buscaremos ainda mostrar o verdadeiro sentido da adoção, que é do querer construir uma família com uma troca mútua de afeto e experiências e não o de realizar um ato de caridade", afirma.

.............................................................................

Texto: Ivone Veloso | Ascom TJPE