Notícias

Voltar

Vara da Infância e Juventude de Petrolina promove ciclo de palestras sobre comportamento autodestrutivo de jovens

A Vara da Infância e Juventude promoveu diálogo com os gestores e alunos de rede pública de ensino de Petrolina com o tema “Comportamento autodestrutivo na infância e adolescência e o papel do educador”. O evento ocorreu no Salão do Júri, localizado no 1º andar do Fórum Doutor Manoel Francisco Souza Filho, no Centro da cidade, na segunda-feira (12/6).

Foram convocados um representante da gestão e um aluno para serem multiplicadores dos procedimentos adotados nesses tipos de ocorrência. A Vara da Infância e Juventude de Petrolina, neste ano, já recebeu mais de 60 casos de suspeita de automutilação de jovens nas escolas da cidade.  

Para a psicóloga da unidade, Andrea de Gois Alcântara, é importante promover esse contato com as escolas em razão da recente discussão em torno de conteúdos da internet que estimulam a vitimização de crianças e adolescentes. “O número de casos encaminhados pelas escolas fez acionar uma alerta e precisamos desenvolver ações que visem a proteger a integridade física, social e psicológica dos jovens”, explica a psicóloga.

As palestras foram ministradas pelo professor do Colegiado de Psicologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), o doutor em Educação Marcelo Silva de Souza Ribeiro; pelo professor do Colegiado de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE), o pós-doutor em Educação Odair França de Carvalho; e pelo professor do Colegiado de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e perito da Polícia Federal, o mestre em Perícias Forenses Edson Jorge Pacheco.
..................................................................................................................
Texto: Eduardo Gomes | Petrolina – Colaborador da Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE