Notícia Destaque

Voltar

Vara de Violência Doméstica de Jaboatão se engaja no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes

A Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Jaboatão dos Guararapes promoveu uma conferência de sensibilização sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na terça-feira (24/5).
A iniciativa da Secretaria Executiva da Assistência Social da Prefeitura da cidade celebrou o Dia Nacional de Combate à Exploração Infantil, comemorado em 18 de maio
 
A Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Jaboatão dos Guararapes promoveu uma conferência de sensibilização sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, na terça-feira (24/5). O evento aconteceu no 4º andar do Fórum Des. Henrique Capitulino, em Prazeres. A iniciativa da Secretaria Executiva da Assistência Social da Prefeitura da cidade celebrou o Dia Nacional de Combate à Exploração Infantil, comemorado em 18 de maio. Diversas ações estão sendo desenvolvidas na Comarca por conta da data, entre elas o encontro realizado pela Vara com o Grupo Reflexivo de Homens.
 
Cerca de 40 participantes assistiram às palestras da psicóloga e da assistente social da Vara, Rosaly Menezes e Fernanda Freire, respectivamente, e conversaram sobre as formas de combate a esse tipo de crime. Elas são responsáveis por coordenar os encontros mensais obrigatórios do grupo em que seus integrantes respondem a processos por cometimentos de atos e crimes de violência doméstica contra a mulher, de acordo com a Lei Federal nº 11.340/2006, conhecida como Maria da Penha.
 
De acordo com Fernanda Freire, a iniciativa da Vara teve como objetivo transformar os participantes em multiplicadores no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em suas comunidades. "A intenção é engajá-los nessa luta, colocando-os a par da rede protetiva existente para assistência das vítimas e os informando sobre os órgãos aptos a receberem denúncias", explica a assistente social da Prefeitura, Paula Ataíde, que participou do encontro. 
 
Fernanda Freire destaca que a Vara de Violência Doméstica de Jaboatão já atua, em parceria com a Secretaria da Mulher de Jaboatão, contra o trabalho infantil e em outros temas pertinentes a sua competência jurisdicional. "A ideia é sempre somar os esforços com outros órgãos públicos em prol das vítimas, sejam adultos ou crianças", explicou a assistente social.
 
 
..............................................................................................
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE          
Foto: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira