Notícias

Voltar

Vara Regional da Infância da Juventude lança projeto Previne voltado às escolas públicas de Petrolina

Nesta quinta-feira (25/8), às 8h, no auditório da Justiça Federal, a Vara Regional da Infância e Juventude da 18ª Circunscrição Judiciária promove o lançamento do projeto Prevenção da Violência nas Escolas (Previne). O evento visa a capacitar voluntários para atuação em comitês, os quais devem trabalhar a mediação de conflitos nas escolas estaduais de Petrolina.
 
Os comitês serão formados por um gestor da escola, por representantes dos pais, dos alunos e da Vara regional da Infância e Juventude. Até o final do ano, a equipe fará um levantamento dos principais problemas enfrentados nas escolas, como evasão, violência, bullying e indisciplina.
 
No evento, serão ministradas palestras sobre os aspectos jurídicos da mediação, combate ao uso de drogas, bullying, redes sociais e medidas preventivas no ambiente escolar.  Cerca de 30 escolas estaduais confirmaram participação voluntária no projeto, que deve se estender às demais até o início de 2017. 
 
Cartilha – Também nesta quinta (25/8), a partir das 9h, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promove o lançamento da Cartilha Cidadania e Justiça na Escola em Petrolina. Serão distribuídas 100 cartilhas para crianças do 6º e 7º anos da Escola Eduardo Coelho, localizada na rua Professora Zélia Mathias, 106, bairro São José. 
 
O objetivo é estimular o contato do Judiciário com professores e alunos do ensino fundamental, além de apresentar noções de cidadania e justiça por meio de uma linguagem didática. A cartilha traz ilustrações infantis e lúdicas sobre temas como bullying, Lei Maria da Penha, meio ambiente, relações afetivas, alienação parental e guarda compartilhada.
 
O evento ocorre sob a coordenação da vice-presidente da AMB, Natir Weber, e com a participação do presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (Amepe), desembargador Antenor Cardoso, e do juiz da Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar. 
......................................................................................................
Texto: Eduardo Gomes | Petrolina