Notícias

Voltar

Vara Regional da Infância e Juventude de Goiana realiza o seu primeiro curso de pretendentes à adoção

A Vara Regional da Infância e Juventude da 5ª Circunscrição, instalada em Goiana, em fevereiro deste ano, realizou primeiro curso de pretendentes à adoção. A capacitação ocorreu nos dias 7 e 8 de julho, no Fórum Desembargador Nunes Machado, no Centro da cidade. A iniciativa visa a conscientizar os futuros pais da importância e dos desafios da adoção.
 
O curso contou com a participação de 17 casais oriundos de diversas comarcas dentre as quinze que compõem a circunscrição e foi ministrado pela equipe interprofissional da Vara Regional, formada por psicóloga e assistente social. A juíza Maria do Rosário Arruda de Oliveira ministrou a palestra de abertura.
 
A participação do curso é requisito para a inserção dos pretendentes no Cadastro Nacional de Adoção. Segundo a juíza Maria do Rosário Arruda de Oliveira, apesar da capacitação ser uma exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente, a sua importância ultrapassa as finalidades legais. "A adoção, para muitos dos pretendentes, é a realização de um sonho e esse passo precisa ser tratado com muita responsabilidade. Além de esclarecimentos sobre os trâmites legais, o curso abordará assuntos como a motivação para a adoção, a desmistificação de mitos e preconceitos que envolvem o assunto, entre outros temas importantes para formação dos casais que estão nesse processo", explicou a magistrada.
 
O curso será realizado periodicamente, de acordo com a demanda das comarcas da Circunscrição. Contudo, pretendentes de outras circunscrições também poderão participar das futuras edições, caso o curso não seja disponibilizado, à época, em sua região.
......................................................................................................................................................................... 
Texto: Redação Ascom com informações da Vara Regional da Infância e Juventude da 5ª Circunscrição