Notícias

Voltar

Vara Regional de Arcoverde capacita gestores e profissionais para o Programa Acolher

A Vara Regional da Infância e Juventude de Arcoverde irá relançar o Programa  Acolher  na próxima terça-feira (20/10), durante todo o dia. O programa do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) garante o atendimento às mulheres que manifestem a intenção de encaminhar seus filhos para a adoção, o que reduz a prática de abandono, entrega informal ou adoção ilegal dessas crianças. O encontro será sediado no auditório do Fórum Clóvis de Carvalho Padilha, localizado no centro da cidade, que fica a 252 quilômetros do Recife.
 
"Com o relançamento, vamos divulgar a sistemática do programa em Arcoverde e em mais 21 comarcas que a Vara abrange, ao mesmo tempo em que preparamos os gestores da rede de proteção que fazem parte do Acolher", explica o juiz  Draulternani Melo Pantaleão. Das 10h às 12h, o magistrado falará sobre o aspecto legal e jurídico do programa e esclarecerá o papel da Justiça nessa questão.
 
Além do juiz e do psicólogo Paulo Teixeira, membro da coordenação colegiada do Programa Acolher e integrante da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPE, irão participar representantes do Ministério Público, servidores da Justiça, profissionais da equipe multidisciplinar e conselheiros tutelares de Arcoverde, inclusive os eleitos para o mandato que se inicia em 2016.
 
Neste primeiro momento, será definido um fluxograma de atendimento à mulher e questões como o preconceito e estigmas associados ao amor materno. Já no período da tarde, das 13h às 16h, outros representantes da rede de proteção, advindos de secretarias municipais de Assistência Social, de Saúde e do núcleo de maternidade do Hospital Regional de Arcoverde, entre outros, estarão presentes.
 
.................................................................................................................
 
Texto: Izabela Raposo | Ascom TJPE