Últimas Notícias em destaque

Voltar

Visita ao Memorial da Justiça encerra atividades de curso técnico

Estudantes foram apresentados às práticas adotadas para organizar e conservar os documentos históricos guardados no Memorial e disponibilizados para pesquisa
 
Alunos de curso técnico de Auxiliar de Biblioteca, oferecido pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com a Prefeitura do Paulista e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), visitaram o Memorial da Justiça nesta quarta-feira (15/6). A visita marcou o encerramento do curso iniciado em janeiro.
 
Como última atividade da disciplina Preservação e Conservação de Acervos, os adolescentes conheceram o acervo do Centro de Memória do Judiciário e, sob a orientação de Ivan Oliveira, coordenador do setor de conservação do Memorial, foram apresentados às práticas adotadas para organizar e conservar os documentos históricos ali guardados e disponibilizados para pesquisa. 
 
Além disso, os estudantes receberam informações sobre o prédio histórico que abriga o Memorial no bairro do Brum, conheceram a exposição de longa duração Uma Questão de Justiça e assistiram a um vídeo institucional sobre as atividades do Centro de Memória.
 
O curso técnico de seis meses se encerrou nos dias 14 e 15 de junho com visitas à Biblioteca Central da UFPE, à biblioteca da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e ao Memorial da Justiça. Segundo Marcela Souza, bibliotecária e professora das disciplinas específicas do curso, quando as aulas começaram, muitos dos alunos ainda não tinham tido contato com bibliotecas. Por isso, ela promoveu visitas a bibliotecas durante o curso e nas atividades de encerramento. 
 
O Memorial da Justiça entrou no roteiro porque, como Marcela explicou,"quis que eles conhecessem algo além do trabalho de preservação de livros, quis mostrar o tratamento de outros documentos".
 
................................................................................................
Texto: Redação | Memorial da Justiça 
Foto: Memorial da Justiça