Notícias

Voltar

XIX Mutirão do DPVAT promove 345 conciliações

O evento, que ocorreu no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, realizou 549 audiências

No XIX Mutirão de Conciliação do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), realizado entre os dias 24 e 28 de abril, no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, no Recife, foram realizadas 549 audiências, sendo solucionados 345 processos. No total, o evento movimentou R$ 244.171,02 em valores homologados nas indenizações.

Coordenadora ajunta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Nupemec TJPE) durante o evento, a juíza Karina Aragão ressalta que a conciliação foi inserida com o intuito de promover maior celeridade processual no mutirão. “Diferente dos eventos anteriores, a conciliação entre as partes permitiu que o valor da indenização fosse definido e homologado para o acidentado durante o mutirão.”

O valor pago pela seguradora é definido proporcionalmente com a extensão do dano sofrido pelo acidentado. Nos casos em que não houve conciliação, o laudo foi remetido para seguir a tramitação usual do processo na Vara Cível responsável.

Seguro DPVAT – No Brasil, todos os pedestres, motoristas e passageiros têm direito à indenização do seguro DPVAT nos casos de morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médico-hospitalares. O próprio acidentado ou herdeiro pode dar entrada na indenização e reembolso, não sendo necessário o auxílio de intermediários.
........................................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Fotos: Alesson Freitas | Agência Rodrigo Moreira