Notícias

Voltar

“Horta em todo canto” é implantado no Fórum de Arcoverde

O projeto “Horta em todo canto”, que tem como proposta incentivar as pessoas a desenvolverem o cultivo de alimentos saudáveis sem utilizar agrotóxico, foi implantado, em 18 de outubro, no Fórum de Arcoverde. O lançamento oficial do projeto na cidade sertaneja é a primeira etapa da ação, que tem por objetivo ser expandida para outras unidades do Judiciário estadual. Idealizado pelo Governo do Estado, o projeto é coordenado pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Caisan-PE). Em reunião realizada no último dia 3, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) aderiu ao programa.

A Horta, enquanto prática agrícola vivenciada no meio urbano, proporciona diversos benefícios para as pessoas, como o estímulo a alimentação saudável, consciência ambiental e qualidade de vida. Durante a cerimônia de implantação, cada servidor que esteve presente passou por avaliação física, realizada pela equipe da Secretaria de Saúde. A avaliação objetiva demonstrar qual o condicionamento físico atual do indivíduo, bem como apontar quais as atitudes cotidianas que podem ser adotadas para melhorar a qualidade de vida e a saúde

Do evento, também participaram representantes da Caisan-PE, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. No início, foi realizada a apresentação do projeto a todos os servidores do Fórum. Em seguida, a equipe do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) divulgou os dados diagnósticos da avaliação realizada no solo do local em que irá ser semeada a horta. Também foram indicadas as hortaliças que serão inicialmente plantadas, por melhor se adaptarem ao solo.

Jovens reeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) participarão das etapas de execução do projeto, incluídas as capacitações que serão fornecidas. Ao combinar a importância educacional e os benefícios nutricionais, desde 2016, 123 hortas já foram implantadas nas escolas públicas estaduais de Pernambuco pelo projeto.
.......................................................................................................
Texto: Marília Ferreira | Ascom TJPE
Revisão: Francisco Shimada | Ascom TJPE
Fotos: Agência Rodrigo Moreira