Notícias Notícias

Voltar

Luiz Schettini ministra palestra para servidores do TJPE em adesão à Campanha Setembro Amarelo

A palestra realizada por Luiz Schettini faz parte dos eventos do TJPE em alusão à campanha Setembro Amarelo

A palestra realizada por Luiz Schettini faz parte dos eventos do TJPE em alusão à campanha Setembro Amarelo

“O bem-estar e o estar bem na convivência”. Esse foi o tema abordado pelo psicólogo, teólogo e professor Luiz Schettini que ministrou palestra para os servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o público em geral na tarde de quarta-feira (20/9), no auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça através da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e da Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe). A palestra aconteceu em alusão à campanha Setembro Amarelo que visa conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção ao suicídio.

O público presente ouviu do psicólogo Luiz Schettini sobre a necessidade de se libertar de alguns sentimentos e comportamentos como impaciência, grosseria, julgamento e a desconfiança sistemática. “O que interessa nas relações entre as pessoas é o amor pelo outro. E é necessário que esse amor seja demonstrado, que a manifestação do amor seja percebida pelo outro. Isso ajudará o próximo caso esteja passando por um momento difícil”, afirmou.

O psicólogo Luiz Schettini abordou ainda as relações de convivência em diversas áreas da vida, frisou a importância de saber ouvir, e também enfatizou o cuidado com o uso de palavras impróprias que podem corroer as relações. “Convivência boa não é sem problemas e dificuldades, mas quando há um laço efetivo construído. As pessoas merecem o nosso respeito em qualquer circunstância. Precisamos respeitar o próximo na sua singularidade”, disse.

Os servidores e demais pessoas presentes no evento aproveitaram a palestra que teve momentos de reflexão e descontração. Maria do Rosário Martins, uma das integrantes da Acmepe, também participou do encontro e comentou sobre a necessidade das pessoas apoiarem a causa e aderirem à campanha Setembro Amarelo. “É muito importante conscientizar as pessoas acerca da prevenção ao suicídio. A depressão é uma doença e tem que ser tratada com seriedade. Às vezes as pessoas que estão passando por esse problema não tem consciência da gravidade e quanto maior o número de pessoas que se unirem à causa, melhor”, comentou.

Estiveram presentes no evento: o 2º vice-presidente do TJPE, desembargador Antônio Fernando Araújo Martins; o desembargador Eduardo Sertório, representando a Esmape; a presidente da Associação dos Cônjuges de Magistrados do Estado de Pernambuco (Acmepe), Ismênia Pires; e representantes da SGP e diversos servidores do TJPE.

......................................................................................................
Texto: Rayama Alves | Ascom TJPE
Revisão: Ivone Veloso | Ascom TJPE
Foto: Agência Rodrigo Moreira